Daniela Reis cumpre objetivo na prova de elite feminina

Daniela Reis, 83.ª classificada, cumpriu ontem o objetivo de terminar a prova de fundo para elite feminina no Campeonato do Mundo de Estrada, em Richmond, Virgínia, Estados Unidos da América.
Depois de há um ano, em Ponferrada, Espanha, não ter conseguido concluir a corrida, a ciclista de Sobral de Monte Agraço apresentou-se nos Estados Unidos com intenção de chegar ao fim. “O objetivo era conseguir fazer melhor do que há um ano, tendo em conta que me apresentei com mais ritmo, por estar a correr em França. Ainda assim, não é o ritmo suficiente para me bater de igual para igual com as melhores do mundo”, admite Daniela Reis.
A corredora portuguesa perdeu o contacto com o grupo principal na terceira das oitos voltas ao circuito estadunidense, chegando ao final com um atraso de 10m11s relativamente à vencedora, a britânica Elizabeth Armitstead.
Os 129,6 quilómetros foram percorridos com uma velocidade média moderada – 38,130 km/h foi a velocidade da vencedora -, o que permitiu que um grupo de nove corredoras esperasse pela reta da meta para se lançar ao sprint pela camisola arco íris.
Elizabeth Armitstead, que desfira um ataque na subida do último quilómetro, ainda guardou energia suficiente para ser a mais veloz na discussão ao sprint. A segunda classificada foi a holandesa Anna van der Breggen e a terceira foi a estadunidense Megan Guarnier.

Texro e foto: José Carlos Gomes / FPC

Parceiros