Darque Kayak Clube comemora 27 anos de atividade

O hastear da bandeira pelos presidentes da Assembleia Geral e pelo Presidente da Direção da Darque Kayak Clube de Viana, fez parte das comemorações do vigésimo sétimo aniversário deste clube vianense.

Também os atletas fizeram o respectivo treino de água prestando o seu tributo.

Página do Darque Kayak Clube de Viana do Castelo

Página do Centro de Canoagem de Viana do Castelo – DKC de Viana

Darque Kayak Clube, 27 anos a promover hábitos de vida saudáveis

A Associação juvenil Darque Kayak Clube foi fundada a 5 de Abril de 1994, por um grupo de jovens que com o seu espirito associativo queriam desenvolver a modalidade de canoagem, defender o meio ambiente a aproximar a população do Rio Lima, assim como promover hábitos de vida saudáveis, no âmbito do associativismo voluntario.

Hoje a Darque Kayak Clube de Viana impõe-se como uma referencia vianense, nacional e internacional, pelo palmarés competitivo europeu, mundial e olímpico e pelo papel social e de defesa do ambiente que desenvolve há quase três décadas.

Hastear da bandeira pelos presidentes da Assembleia Geral e da Direção da Darque Kayak Clube de Viana

O sócio fundador e nº 1 é José Américo Vieira de Castro

Sou um dos seis fundadores, foi um gosto fundar esta Associação juntamente com este grupo que me acompanhou.

Iniciamos a atividade no dia 5 de abril de 1994, na outra margem do rio, afastada da cidade para promover o desporto, dando outra oportunidade aos munícipes, e aproximando-os do rio Lima na defesa do ambiente.

Começamos com um barraco a um km da água, o balneário era debaixo de uma varanda, onde vestíamos e despíamos fizesse chuva ou sol.

Posteriormente em 1995 retiramos 12 toneladas de lixo dessa margem do rio, com o apoio do IPDJ, e dos serviços municipalizados da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e de muita gente que se voluntariou para ajudar na recolha.

Em 2000 tivemos as primeiras instalações, iniciando a caminhada na promoção / dinamização da canoagem para atingir o patamar internacional atual.

Em 2013 passamos a ter as referidas instalações inseridas no projeto Centro de Mar, e iniciamos o projeto Náutico das escolas.

Desejamos que o futuro nos reserve a prática da canoagem sem esta pandemia do COVID que afetou todo o país e o mundo.

Darque Kayak Clube

Rafaela Araújo elegivel para a selectiva interna da FPC

Também a atleta Rafaela Araújo foi elegível para a participar na selectiva interna em C1 sénior, para apuramento continental / mundial, uma vez que cumpre os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Canoagem.

A seletiva está aberta à participação nas seguintes classes:
Feminino : K1 500 / K2 500 /C1 200 /C2 500
Masculino: C2 1000 / C1 1000 / / K1 200 / K2 1000

Parceiros