Ginásio ao ar livre inaugurado no Parque da Várzea

ginásio

O ginásio ao ar livre do Parque Verde da Várzea foi inaugurado no Dia Mundial da Atividade Física.

Texto / foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Visualize também Torres Vedras investe nos programas de atividade física

Parque Verde da Várzea recebeu equipamentos para um ginásio ao ar livre

Composto por quatro estações com vários equipamentos, este ginásio permite à população complementar a atividade física aeróbica (caminhada ou corrida) com o desenvolvimento da força muscular.

Três das estações possuem equipamentos direcionados para os adultos e adultos seniores com mobilidade funcional.

Estes equipamentos permitem, utilizando o peso corporal, trabalhar o reforço muscular de praticamente todos os segmentos, promovendo uma correta postura corporal.

A outra estação está pensada para o público que deseja realizar exercícios de força, coordenação e equilíbrio com maior intensidade.

No entanto, esta estação permite executar vários exercícios com níveis de dificuldade que vão de fácil a complexo.

Os equipamentos do ginásio ao ar livre do Parque Verde da Várzea devem ser utilizados de acordo com as instruções de uso indicadas nos painéis junto a cada estação.

A atividade física tem benefícios para a saúde física, social, cognitiva, psicológica e mental.

A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada (ou atividade física vigorosa equivalente) para adultos (por semana) e uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada para crianças e adolescentes.

Portugal está entre os três países europeus, a par da Grécia e Bulgária, onde menos se pratica exercício físico e onde os estilos de vida são mais sedentários.

No concelho de Torres Vedras, 58,9% da população entre os 15 e os 74 anos não praticam atividade física e desportiva, uma percentagem que está abaixo da nacional, que é de 74%, e da europeia, que é de 60%.

Parceiros

Deixe uma resposta