EPX2021 um evento de BTT diferente a não perder

A NormadBike – Associação organiza o EPX2021, com apoio da Adere Peneda Geres e da CM Ponte da Barca, CM Arcos de Valdevez, CM Melgaço e, dos concelhos de Lobeira (ES), Entrimo(ES) e Lobios(ES).

O EPX2021 tem como entidades autorizadoras o ICNF, Parque Nacional Peneda-Gerês, Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés

Texto: Henrique Dias / OPraticante.pt com a colaboração da organização
Fotos: Cedidas pela organização

NormadBike – Associação

A NormadBike – Associação foi criada com o propósito de organizar o EPX2021, um Evento de BTT que decorrerá, no próximo dia 19 de junho, em Lindoso, Concelho de Ponta da Barca.

Os elementos que constituem a NormadBike – Associação, são praticantes amadores de BTT, com gosto e prática por esta modalidade, pelos eventos de longa distância, em autonomia total, guiados apenas por GPS, para conhecerem as zonas mais recônditas deste nosso país.

Por outro lado, somos conhecedores profundos e admiradores da região onde se vai desenrolar o EPX2021, as serras do extremo Norte / Noroeste de Portugal, e do Sul da Galiza.

EPX2021

Em face destes dois fatores, achámos que poderíamos, ou deveríamos partilhar este gosto e conhecimento com outros praticantes com os mesmos interesses e gostos.

De forma mais abrangente, ajudar a divulgar e promover esta zona muito bonita e rica em vários aspetos: paisagísticos, naturais, históricos (desde a pré-história à época medieval, passando pela presença dos romanos na região), etnográficos, culturais.

O denominador comum a todos estes espaços (que descrevemos abaixo em mais pormenor), é a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, que integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Portugal (o único Parque Nacional português), e o Parque Natural Baixa-Limia Serra do Xurés (PNBLSX), em Espanha.

Assim, o nosso objetivo é o de, mais do que organizar um evento de BTT, divulgar e promover esta Região.

EPX2021

EPX2021 é um evento diferenciado

O Percurso

O evento do EPX2021 é de elevada dificuldade física, em autonomia total, orientação exclusiva por GPS.

Terás 18 horas para completar o percurso com 173 kms 5.400 D+ (Black Wolf), e usufruíres de um dia de pedalada por locais únicos, de elevado valor natural, paisagístico, cultural, popular, histórico, arquitetónico e religioso.

Como opção, poderás realizar o percurso em duas versões mais reduzidas, também elas bem desafiantes:

140 kms / 4.200 D+ (White Wolf) e 120 Kms / 3.300 D+ (Green Wolf); a inscrição é única, poderás decidir no dia qual o percurso a fazer.

O EPX é tem como principal foco o elevado respeito pela Natureza, a valorização de todo o ambiente que a rodeia e a capacidade de superação de cada um.

EPX2021

Um evento Internacional / Ibérico

Será um evento Internacional / Ibérico, pois desenrola-se entre Portugal e Espanha, inteiramente dentro da RBTGX, abrangendo seis Municípios, em Portugal e Espanha: Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Lobeira, Entrimo, Lobios.

Os ciclistas vão percorrer os locais mais altos cicláveis das Serras do Soajo, Peneda, Amarela, Planalto de Castro Laboreiro, Serra do Leboreiro e Serra de Santa Eufémia.

Passarão por :

três Portas do PNPG (Lindoso, Mezio e Lamas de Mouro);
duas Portas do PNBLSX (Entrimo e Lobios);
por localidades como Soajo, Mezio, Lamas de Mouro, Castro Laboreiro, Entrimo e Lobios;
divulgando o riquíssimo e variado património desta região, como os castelos de Lindoso e Castro Laboreiro;
os espigueiros de Soajo e Lindoso;
os monumentos pré-históricos do Mezio e do Planalto de Castro Laboreiro / Leboreiro;
as águas quentes de Bubaces;
a Via Romana XVIII, em Lobios.
Além, claro, das Serras, Aldeias e Vilas, calçadas, e outro património histórico, cultural, natural, etnográfico muito rico e diversificado

O número de participantes está limitado a 110 (limitado pelo PNPG), e todas as inscrições já estão, desde o ano passado, tomadas (a edição de 2020 não se pôde realizar, devido à COVID-19).

Prepara a mochila e vem desfrutar de um percurso que tem tanto de duro como de belo, num dia que ficará certamente na memória!

Sitio oficial do evento.

Página do evento.

Parceiros

Deixe uma resposta