EQUIPA EXPERIENTE VAI TRABALHAR POR OPORTUNIDADE NO MUNDIAL

Rúben Guerreiro, André Carvalho, João Almeida e Nelson Oliveira

A Seleção Nacional de elite corre, neste domingo, a prova de fundo do Campeonato do Mundo de Estrada.

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Quarteto de corredores portugueses experientes no WorldTour alinham na prova

Será uma longa viagem de 271,1 quilómetros, que se inicia em Edimburgo e termina com dez voltas ao circuito urbano de Glasgow.

Portugal alinha com um quarteto de corredores experientes no WorldTour: André Carvalho, João Almeida, Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro.

Apesar de o percurso não ser dos mais adequados para as caraterísticas dos portugueses, o selecionador nacional acredita na experiência e na qualidade dos quatro para um bom desempenho.

O percurso do circuito final é muito técnico, cheio de viragens e não tem a dureza que gostaríamos.

A maior dificuldade – e o maior segredo – para um bom resultado será a correta colocação ao longo de toda a corrida.

As constantes viragens dentro do circuito vão acabar por partir o pelotão, mais pelas questões de colocação do que por outra coisa”, considera José Poeira.

O selecionador lembra que “temos uma equipa experiente e habituada a provas com esta extensão e exigência.

Acredito que os nossos ciclistas serão capazes de se colocarem bem e de estarem atentos a alguma oportunidade que nos permita contrair o natural favoritismo dos sprinters”.

André Carvalho, Nelson Oliveira, Rúben Guerreiro e João Almeida

Percurso endurece um pouco, com algum sobe e desce e uma subida na parte final

A partida será dada às 9h30 e os primeiros quilómetros serão feitos na ligação entre Edimburgo e Glasgow.

Já na fase final deste troço de ligação o percurso endurece um pouco, com algum sobe e desce e uma subida com 5,8 quilómetros e com as rampas mais inclinadas logo no início.

Apresenta zonas desabrigadas, que, com o vento e a ação certas no pelotão, poderá colocar alguns homens em dificuldades e reduzir o grupo que entrará no circuito urbano de Glasgow.

O circuito tem um perímetro de 14,3 quilómetros e irá albergar os derradeiros 143 quilómetros de corrida.

É iminentemente urbano, com viragens constantes nos arruamentos do centro da cidade, o que, em caso de chuva, poderá ser uma dificuldade acrescida.

À entrada do último quilómetro de cada volta, os corredores vão encontrar uma rampa com 200 metros, mas com 10,8 por cento de inclinação média e pendentes que chegam aos 14 por cento.

Parceiros

Deixe um comentário