Ericeira Trail Running recebeu com vento e frio
Apenas a 18 km de Sintra ou a 50 km de Lisboa, surge uma pacata vila de pescadores com várias oportunidades por explorar. Ericeira conhecida pelo bom marisco e mais recentemente pela excelente reserva natural do surf, porque não também para correr ou caminhar?
Com 2015 a acabar e 2016 pronto a arrancar, lá vamos nós para a 2ª Edição do Ericeira Trail Running, uma organização da “Horizontes”. Com boas arribas e uma vista maravilhosa sobre o oceano atlântico, esta prova continua a dar passos para ser também uma prova de referência a nível nacional e que encerra um ano de conquistas e aprendizagens.
19 de Dezembro, já em plena época natalícia, a 6 dias de começar a mais louca corrida às iguarias de Natal, nem o vento, nem o frio, que se fazia sentir, demoveu os aproximadamente 100 corajosos de partirem às 08h00 para disfrutarem de 50 km.
A primeira fornada de atletas já seguia a abrir caminho pelas estradas e trilhos da Ericeira e nós em preparativos: dorsais, controlo zero, briefing e muito boa disposição! Estivemos representados por quatro atletas da equipa O Praticante / Cascais FT Running – Henrique, Miguel, Diogo e Hélder, para esta batalha de 20 km, aos quais se juntaram mais três companheiros de corrida, para a foto inicial.
Depois do controle zero, foi a vez do briefing inicial onde nos foram dadas as informações importantes e sem as quais por vezes os atletas se perdem, tais como a cor das fitas que a organização utilizou no percurso, entre outros.
Controle Zero – Eram registados os nossos dorsais para controlo da organização dos atletas em prova.
Dirigimo-nos para a zona de partida, onde encontrámos alguns amigos dos quais nos podemos orgulhar muito, pois com a sua humildade, dedicação, entrega e boa disposição são uma verdadeira inspiração.
Já o relógio dos atletas do Ultra Trail 50+ marcava quase uma hora de prova e nós já estávamos prontos para arrancar para a nossa jornada! Tudo concentrado nas imediações do Parque de Santa Marta de onde partimos e seguimos para o início da aventura. A espectativa era elevada, já tínhamos participado na 1ª Ericeira Trail Running em 2014 e para este ano havia a promessa de mais trilhos e menos estradão.
Arrancamos em conjunto para um aquecimento de aproximadamente 1 km, a um ritmo leve e só depois já a correr foi dada a partida. Começou!
A prova de 20K, como muitos referiram, é fantástica para quem quer iniciar-se no Trail, pois apesar de ser um percurso técnico é relativamente acessível.
Os primeiros 3 km foram sempre em estradão junto à praia o que foi bom para o grupo ir dispersando e evitar possíveis engarrafamentos em trilhos. Sempre a rolar até que entramos nos primeiros trilhos, não eram extremamente técnicos mas já dava para matar saudades.
Seguimos em direção à praia de São Julião pelas arribas e a disfrutar da cinzenta mas agradável manhã de Dezembro, já com as pernas quentinhas estava na altura de começar a subir.
Sempre a subir atingimos o ponto mais alto da prova com 160 metros e começamos a avistar a primeira marca, os 10 km com direito abastecimento de líquidos e ponto de controlo, não vá ninguém decidir atalhar. Dado que a prova tinha pouco mais de 20 km achamos este primeiro posto muito espaçado da meta, não teria sido má ideia o posto de abastecimento, ser antes da subida fica apenas uma mera opinião.
Já com o folgo recuperado e hidratados vamos continuar, sempre ouvimos que a descer todos os santos ajudam e por isso vamos aproveitar a bela descida para relaxar um pouco. Mas não vamos relaxar muito porque já estamos a avistar outro monte que nos separa do abastecimento dos 15 km e ai sim com direito a sólidos!!!
Em relação ao abastecimento a organização está de parabéns pois mais uma vez deparamo-nos com um abastecimento com variedade e quantidade para os atletas.
Com a barriga composta vamos enfrentar o ultimo desafio desta prova, depois de 15,5km, uma parede com uma inclinação suficiente para partir pernas, mas força faltam menos de 5 km.
Já se vê!! Já conseguimos ver a meta, é sempre o melhor a vitória para qualquer participante! Tudo e para o qual trabalhamos e corremos… a META… Aquela que nos faz corar de felicidade e sorrir como se não houvesse amanhã. E muitas vezes não a passamos sozinhos mas também com amigos de quatro patas!
Podemos confirmar que a promessa da organização foi cumprida, havia mais trilhos mas mesmo assim continua a existir muito km rolante, muito alcatrão, na nossa modesta opinião, que vale o que vale, podia para a 3ª edição ainda existir em menor quantidade.
Deixamos a tom de sugestão que a organização podia facultar aos familiares, amigos e acompanhantes mais informação detalhada sobre o local dos abastecimentos e locais de passagem, para que durante a prova nos possam brindar com palmas e palavras de incentivo que tão bem nos sabem quando o cansaço já quer tomar conta das nossa pernas….Como podem ver pelas fotos abaixo.
Para a história ficam nos vencedores dos 20 kms, Daniel Dias – Centro Vicentino da Serra – 1:25;29, seguido nos lugares imediatos de Luís Santos – 1:26;44 e Gonçalo Correia – 1:31;18, ambos individuais, em femininos Sara Silva, individual – 1:41;32 foi a primeira, com Sofia Roquete – Offtel Runners – 1:44;03, na 2ª posição e Filomena Sabiano – Algarve TR – 1:52;10 na 3ª.
A equipa de O Praticante / Cascais FT Running obteve por Helder Tavares – 40º geral – 1:42;25, Diogo Barros – 119º geral – 1:56;41, Henrique Silva – 384º geral – 2:26;31 e Miguel David – 424º geral – 2:32;12.
Nos 50 kms, Raquel Afonso, Novabase – 6:18;04 venceu e convenceu, deixando as suas adversárias Helena Silva – 6:40;55 a mais de 20 minutos e Marilia Noro – 7:15;24, quase a uma hora, ambas individuais, nos masculinos também idêntica história o vencedor Rui Luz, individual – 3:22;07 não sofreu contestação, com Bének Morais – CAF Zézere – 4:36;25 e Tiago Godinho – Caracol TT a ocuparem os restantes lugares do pódio
Até p’ro Ano!!!
Texto e fotos de: Patrícia Barros / Cascais FT Running