Quais as Melhores Razões Para Experimentar Trail Running

Muitos corredores que passaram anos em corridas de estrada, tendem a olhar com maior suspeita para o recente crescimento e popularidade dos eventos de Trail Running. Afinal de contas, como pode possivelmente definir um circuito de colinas, pisos irregulares em caminhos estreitos e até mesmo caminhos não certificados?

A verdade é que, para ambos, os novos corredores e corredores experientes, Trail Running oferece imensos benefícios que podem ajudá-lo a desfrutar mais das corridas, proteger-se de lesões e até mesmo melhorar os tempos.

Seguem aqui algumas das maiores vantagens:

Menos lesões

As lesões são a perdição de cada corredor dedicado. Não há nada pior para um corredor (ou qualquer pessoa que viva com o corredor) do que ficar ferido e incapaz de participar no seu passatempo favorito.

As superfícies de Trail Running são muito mais suaves do que o asfalto ou betão que encontra quando corre pela cidade. Superfícies mais suaves significam menos lesões, não só devido às menores forças de impacto, mas também porque acumula mais força nos músculos que ajudam a estabilizar as pernas. Estes músculos ajudam a absorver forças de impacto e dar mais apoio – não importa em que superfície corra – e isso pode resultar em menos lesões.

Técnica melhorada

Estudos mostram que correr em terreno irregular faz com que tome passos mais curtos e rápidos e assente mais no ante-pé do que no calcanhar. Esses ajustes são úteis quando corre em qualquer superfície. Passos mais curtos, uma taxa mais rápida de passo e assentação em meio-pé requerem menos energia e permitem uma aceleração mais rápida do que o calcanhar com passos mais largos.

Pausa mental

Tão importante quanto os benefícios físicos, Trail Running é relaxar mentalmente. Correndo na mata certamente bate o asfalto da cidade e, quando corre nas pistas, existe menos stress acerca do seu tempo e ritmo. Ela permite que aproveite a sua corrida, o que é um componente importante para manter a consistência na sua formação ao longo do tempo.

Para aqueles que decidem tentar Trail Running, a ênfase diminuída, pode ser apenas um ponto pouco relevante, se é um corredor típico obcecado com o desempenho e com os seus tempos de corrida. A dificuldade dos cursos e a variabilidade das distâncias dá “permissão” para correr um pouco mais lentamente, do que faria nas estradas e isso pode ajudá-lo a relaxar e a concentrar-se em outros aspectos da corrida, como tácitas, aprender a gerir o seu esforço e a correr com sentimento, independentemente do que o seu relógio possa dizer.

Respiração mais fácil

As pistas são geralmente fora dos limites para os veículos, logo, não tem que se preocupar em tomar uma respiração profunda de monóxido de carbono cada vez que um carro passa. Alguns estudos mostram realmente o aumento de doenças cardiovasculares entre aqueles que se exercitam em um ambiente de alta poluição.

Chegar mais rápido

Para aqueles mais preocupados com a melhoria dos tempos, Trail Running pode torná-lo mais rápido. A maior parte de Trail Running envolve imensos montes. Correr monte acima fá-lo mais forte e é realmente a forma mais eficiente de treino de força para os corredores, uma vez que usa todos os músculos quando corre em superfícies planas e constrói uma força maior devido ao aumento da resistência.

Na verdade, os quenianos e etíopes, que dominam os níveis de elite do desporto, são os melhores trail runners. Eles correm colinas e superfícies macias todos os dias e muitos consideram o treino de colina, como um dos segredos para o sucesso.

Ficar fora das estradas e nas pistas é uma das melhores coisas que pode fazer para a sua corrida. Quer tenha como objetivo aproveitar a sua corrida ainda mais, construir a sua força ou correr mais rápido, Trail Running pode ser um vício agradável e relaxante.

Texto: Corre Salta Lança

Parceiros