VAMOS TODOS AO ESTRELA XTREME TRIATHLON!
Depois dos incêndios do verão vieram as cheias dos últimos dias. A Serra da Estrela tem sido fustigada por intempéries, mas, enquanto se recompõe, ainda há muito para visitar. E ir é, de facto, o melhor remédio.
“É muito importante que o turismo continue ativo e que as pessoas continuem a visitar a Serra da Estrela.
Só assim é possível recuperar as áreas afetadas e minorar o impacto que todas as intempéries tiveram nesta região privilegiada para o turismo de natureza”, defende a organização do Estrela Xtreme Triathlon, evento que se realiza já a 24 de setembro e que constitui uma oportunidade única para visitar e apoiar a região.
Site oficial do evento
Estrela Xtreme Triathlon quer promover o turismo na Serra da Estrela
Apesar de, como o nome indica, este ser um evento exigente, que inclui um percurso de 1,9 km a nadar, 105 km a pedalar e 21 km a correr, tudo isto em ambiente de montanha, o Estrela Xtreme Triathlon está aberto a toda a família e promove não só a participação desportiva como criou espaços privilegiados para que todos possam assistir ao desempenho dos bravos atletas que vão dar tudo.
“Esta é uma proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela.
Acreditamos, que se tornará incontornável devido, entre outros, a quatro pilares essenciais:
Qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela;
Aproveitamento ao máximo do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela;
Experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados;
Segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país”, explica Armando Teixeira, criador e impulsionador deste projeto.
Para que não perca pitada, sugerimos as seguintes zonas-espetáculo:
Lagoa do Vale do Rossim
Situada no maior vale glaciar da Europa a uma altitude de 1437 metros, a Lagoa do Vale do Rossim é de uma beleza única digna de valorizar e proteger.
Esta lagoa foi formada artificialmente com a construção da barragem em 1956, num local que antigamente era uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância.
Ao longo do tempo este espaço tornou-se numa área de lazer e recreio de excelência.
Parque da Várzea
Situado na margem esquerda do Rio Zêzere, às portas da vila de Manteigas, o Parque da Várzea tem à disposição dos seus visitantes um bar de apoio, zona de piquenique, parque infantil e um Centro de Cyclin Portugal de Manteigas, com uma zona de lavagem e manutenção de bicicletas e balneários com todas as condições. Espaço ideal para desfrutar com toda a família.
Torre
A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental.
A Torre é acessível por uma estrada pavimentada e situa-se no limite das freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), pertencendo assim a três municípios, Manteigas, Seia e Covilhã.
Sabugueiro
O Sabugueiro é a aldeia mais recôndita e próxima do cume da Serra da Estrela. Erguida entre montes e naturalmente protegida por rochedos de granito, é uma das aldeias da Serra da Estrela que melhor representa o modo de vida serrano.
No Sabugueiro os visitantes são recebidos com os melhores saberes e sabores da região.
Gouveia
Situada na encosta ocidental da Serra da Estrela, Gouveia é uma cidade com um vasto património edificado e de onde se avista todo o Vale do Mondego.
Habitada desde tempos remotos, existem na cidade, vestígios das civilizações catrejas, Romanas e Muçulmanas. Gouveia possui belos espaços verdes e variados locais de lazer como o Parque Zoológico.
Estrada Caminho Natural em Gouveia
Este caminho Natural é uma estrada de asfalto que liga Gouveia (Curral do Negro) a Folgosinho e Covão da Ponte. Com uma extensão de 25 km oferece paisagens distintas e mais desconhecidas da Serra da Estrela.
Castelo de Folgosinho
O Castelo de Folgosinho é o ex libris de Gouveia, reconstruído no século XX com pedra de quartzo branco-rosado, é uma das maiores estruturas quartzíticas do país. Situado a uma altitude de 933 metros, oferece uma vista ímpar sobre a natureza e o horizonte.
Covão D’Ametade
Localizado no início do Vale Glaciar, a 1500 metros de altitude, o Covão d’Ametade é dos lugares mais belos da Serra da Estrela.
Um dos sítios preferidos pelos amantes da natureza para iniciar as suas caminhadas e de quem procura um local para relaxar e fazer um piquenique.
A par destes pontos, aproveite para visitar a Fábrica do Burel, em Manteigas; o Miradouro Fragão do Corvo, nas Penhas Douradas; e respire os trilhos naturais de Manteigas no PR3 MTG-Rota da Vila, um percurso circular de 2,3 km.
Para que nada fique por sugerir, aproveite a gastronomia local e a oferta hoteleira.