European Club Championship sob perspectiva diferente

European Club Championship

Teresa Santos e Jorge Fonseca

As previsões meteorológicas anunciavam um fim de semana chuvoso e descidas de temperatura, que apelavam ao aconchego da lareira, em vez de ir ver o European Club Championship, mas era no pavilhão por isso…

Nada disso! O caminho até o European Club Championship, foi feito num autocarro simpático, cheio de energia e vontade de participar em algo muito especial.

Sporting Clube Portugal

European Club Championship

Sábado, 16 de novembro, saímos da Marinha Grande de manhã, bem cedo, rumo ao Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde decorreu o Campeonato Europeu de equipas de judocas, o European Club Championship. Pois … é verdade que o Judo Clube da Marinha Grande não participou nos combates, e ainda assim, levou atletas suficientes para fazer 10 equipas!

A isto, chamo capacidade de mobilização e elevado sentido de compromisso.

Vou simplificar o que tive oportunidade de ver, ouvir e sentir, em relação ao dia mágico do passado sábado.

Um campeonato de equipas funciona quase como uma competição individual, tendo apenas uma ligeira diferença. Conseguem adivinhar qual é? Claro! Em vez de ser a título individual, é em equipas!

Os clubes levam a sua equipa com 5 judocas, de categorias diferentes, que vão combater com outra equipa constituída por igual número. Cada atleta só combate com outros da mesma categoria, tal como nas provas individuais.

Judo European

Sporting e Benfica lutavam no European Club Championship

Assim que o autocarro chegou ao destino, já decorriam as semi-finais das provas masculinas, nas quais o Sporting estava a participar. Logo de seguida, as semi-finais femininas onde, o Benfica tinha a sua equipa. Um clássico!

As bancadas do pavilhão estavam repletas e a euforia dominava. O almoço foi volante, entre marmitas, mochilas e partilhas, que abriu a cortina para um período da tarde recheado de muitas emoções, num crescendo que culminou num momento simplesmente delicioso, que dificilmente se explica por palavras.

European Club Championship

Recordo a primeira vez que estive neste pavilhão, há cerca de um ano atrás, para assistir ao Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão, que muito me fascinou, pelo que já imaginava o que poderia esperar. Ainda assim, tive a oportunidade de aprender muitas coisas e acredito que os judocas mais novos também. Infelizmente, a equipa feminina do Benfica ficou pelas semi-finais. Acredito que conseguiam mais, muito mais e também sei que se esforçaram e trabalharam imenso para estarem ali.

Já os atletas do Sporting Clube de Portugal conseguiram chegar ao 1º lugar, conquistaram o título de Bi-campeões da Europa, festejaram em grande e ainda nos brindaram com gestos memoráveis.

Teresa Santos
Teresa Santos e Jorge Fonseca

Judoca Jorge Fonseca muda a vida de Teresa Santos

O judoca Jorge Fonseca, que passou recentemente pela Marinha Grande, reconheceu a nossa claque e decidiu que estava na hora de mudar a vida da atleta Teresa Santos, uma judoca super interessada, empenhada e com uma história de vida fora do normal. A Teresa foi chamada ao pódio, para receber a medalha e o troféu juntamente com a equipa.

Este momento imprevisto e inédito revelou alguns contratempos, por questões de segurança, e ainda assim, permitiu fotos de equipa, entrevistas e receber a medalha do campeão do mundo, Jorge Fonseca.

European Club Championship
Dr. Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fonseca e Teresa Santos

No final, já entre lágrimas de alegria e emoções muito fortes, ainda houve espaço para um reparo do Jorge Fonseca ao atual Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, para que mantenha um olho no percurso desta Judoca da Marinha Grande.

Eu e todos os restantes atletas do Judo Clube da Marinha Grande, vibramos, saltamos e gritamos o nosso apoio à Teresa. Como se não fosse suficiente, tivemos a sorte de entrar no tapete e tirar uma foto com o Jorge Fonseca e o troféu.

O dia foi memorável para todos e cada um guardará, seguramente, estas memórias num espaço muito especial. Afinal, o desporto é muito mais do que um combate de judo.

Equipa do
Judo Clube Marinha Grande com Jorge Fonseca

Os exemplos e as ações ficam para sempre!

Teresas, Jorges e Joãos, são apenas nomes de pessoas como tu e eu que passam todos os dias. Os exemplos e as ações ficam para sempre!

Parabéns ao Jorge Fonseca, que é um grande exemplo para todos nós, para mim, em especial, pois confesso que a sua atitude me deixou muito comovida e me trouxe as lágrimas aos olhos, logo eu que não sou de lágrima fácil.

O regresso a casa não baixou a energia e, mesmo já noite, o entusiasmo subiu de tom quando partilhei com a família todos os momentos que experienciei.

Se queres fazer parte desta família, visita o Judo Clube da Marinha Grande e vê por ti.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Matilde Oliveira
Fotos: Fotos de arquivo

Parceiros