Favoritos impõem a lei na abertura do Open de Portugal

Open de Portugal

Arrancou no segundo pavilhão do Complexo Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa, o Open de Portugal de xadrez de 2018, evento que reúne todas as condições para ser o maior de sempre no nosso país, numa organização da Federação Portuguesa deXadrez.

José Monteiro, da Câmara Municipal de Lisboa, faz o lance de honra na primeira mesa

Na primeira ronda não se verificaram grandes surpresas, com os favoritos a imporem-se, perante adversários menos cotados, com é de tradição na abertura deste tipo de torneios.

Favoritos impõem a lei na abertura do Open de Portugal de xadrez

Francisco Veiga durante a primeira jornada

Assim, todos os 19 grandes mestres presentes obtiveram triunfos, com destaque para o georgiano Baduur Jobava e o russo Anton Demchenko, números 1 e 2 do Open, que fizeram valer as credenciais de jogadores do top-100 mundial.

Jobava bateu, com as peças pretas, o sérvio Dusan Lazarec, enquanto Demchenko levou a melhor sobre o alemão Bernd Staufenberger.

Entre os portugueses, os melhores também não deixaram os créditos por peças alheias e registaram triunfos.

Entre eles destacamos o do novíssimo mestre FIDE Francisco Veiga, de 14 anos que “estreou” o titulo com uma vitória sobre o norte-americano Christopher Baumgartner.

O Open de Portugal de 2018 consta de nove jornadas, sempre no segundo pavilhão do Complexo Desportivo do Casal Vistoso, e termina no dia 9. Participam na grande prova 272 xadrezistas, oriundos de 42 países.

Vista geral do Open de Portugal Xadrez

Pavilhão do Complexo Desportivo do Casal Vistoso

A acessibilidade dos espaços para usufruto pleno das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida é uma prioridade!

No entanto, muitas das estruturas desportivas disponíveis ao público, tais como as piscinas, não têm este factor em consideração.

O Complexo Desportivo do Casal Vistoso, sito na rua João da Silva, em Lisboa, é um empreendimento de grandes dimensões, composto por 3 equipamentos desportivos sediados em diferentes blocos que partilham serviços comuns.

O pavilhão polidesportivo foi o primeiro equipamento a ser construído, e posteriormente o espaço foi ampliado com uma piscina de 25m, um ginásio e áreas comuns, que incluem entre outras, a recepção, a zona administrativa e a zona de restauração.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: FPX

Parceiros