Catarina Costa conquista Bronze em Odivelas

Catarina Costa

Catarina Costa

Terminou, esta tarde, o primeiro dia do European Judo Open Women 2018, que se cumpre até este domingo (dia 4), no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com Catarina Costa a ser única representante lusa no Bloco de Finais e conquistar a Medalha de Bronze.

Catarina Costa somou 3 vitórias no seu caminho até à semifinal da prova, derrotando Catalina Schiopu (da Roménia), Mariia Persidskaia (da Rússia) e Erin Morgan (do Canadá).

Catarina Costa (-48 kg) conquistou a Medalha de Bronze

A jovem portuguesa cedeu na semifinal frente à japonesa (Campeã Asiática de Juniores em 2015) Mai Umekita.

Na luta pelo pódio, após 55 segundos de combate contra a espanhola Celia Hidalgo Ledo, conseguiu o ippon que lhe valeu a Medalha de Bronze.

 

Catarina Costa

Portugal recebe 141 Judocas Femininas em representação de 19 países, entre as quais 14 Atletas Portuguesas, ao longo deste fim-de-semana.

Após as eliminatórias desta manhã, que opuseram 98 Atletas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg, realizou-se a Cerimónia de Abertura e uma Master Class com Telma Monteiro e vários pequenos judocas.

O Bloco de Finais cumpriu as expectativas com grandes combates entre algumas das melhores judocas do mundo.

Joana Diogo obtêm um honroso 7º lugar

Na categoria -48 kg, Joana Diogo começou este European Judo Open Women 2018 com estatuto de cabeça de série e eliminou a alemã Mira Ulrich.

Nos quartos-de-final e nas repescagens não conseguiu superar a francesa Scarlett Gabrielli e a espanhola Celia Hidalgo Ledo, respetivamente, terminando a sua prestação num honroso 7º lugar.

Individualmente, Tamami Yamazaki (-48 kg) do Japão, Ecaterina Guica (-52 kg) do Canadá, Christa Deguchi (-57 kg) do Canadá e Karolina Talach (-63 kg) da Polónia arrecadaram a Medalha de Ouro das suas categorias e subiram ao lugar mais alto do pódio.

Selecção do Canadá mais forte colectivamente

Coletivamente, destaque para a Seleção Canadiana que conseguiu 2 Medalhas de Ouro. A Seleção Japonesa (1 Medalha de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze), Polaca (1 Medalha de Ouro e 1 de Prata) e a Espanhola (2 Medalhas de Prata e 3 de Bronze) também se evidenciaram ao longo deste primeiro dia.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis as 2 restantes atletas lusas – Patrícia Sampaio e Yahima Ramirez , com os combates a terem início às 11h00.

Declarações

Ana Hormigo – Treinadora da Seleção Nacional

Conquistámos uma Medalha muito importante nos -48 kg, uma categoria onde tínhamos aspirações, por termos uma cabeça de série e judocas com bastante qualidade.
Algumas atletas conseguiram ultrapassar o primeiro combate, que foi muito positivo, tendo em conta que muitas delas não estão habituadas a este nível internacional, a um European Open de Seniores, sendo mesmo a estreia de algumas numa prova destas.
Claro que nós queremos sempre mais, mas penso que tendo em conta o nível competitivo a que assistimos aqui hoje, foi muito positivo.

Catarina Costa – Medalha de Bronze -48 kg

Eu vim para esta competição com grandes expectativas, treinei bastante e sabia que o pódio estava ao meu alcance.
Senti-me confiante desde o primeiro combate, acreditei sempre que podia fazer uma grande prova e consegui.
É uma sensação indescritível subir ao pódio, foi fantástico.

Durante a manhã, na Fan Zone, realizaram-se as Sessões de Autógrafos, com as Atletas Maria Siderot, Yahima Ramirez, Telma Monteiro e Patrícia Sampaio.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Rui Telmo Romão

Parceiros