FICALHO, UM TRAIL ONDE TE VAI FALTAR O AR

O “3º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho” é uma organização da Associação Ficalho Desporto e Cultura de Vila Verde de Ficalho, Concelho de Serpa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho, do comércio local e de OPraticante.pt como média partner.

Será dia 05 de novembro de 2023, a realização do “3º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho“.

0 “3º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho” será composto por 3 provas:

Uma Caminhada na distância de10km;
Trail Curto – TC, 15km +600;
e Trail Longo TL – 25km +800.

Regulamento

Página do evento

Site oficial do evento

Leia também

DAR A CONHECER AS PAISAGENS DA RAIA COM TRAIL DE FICALHO

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Casa do Benfica de Moura
Fotos: LitaPhotos… e da organização

Inicio do trail – Foto: LitaPhotos…

“3º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho” faz parte do Circuito de Trail do Baixo Alentejo

A organização do circuito de trail do Baixo Alentejo, é uma iniciativa da Associação de Atletismo de Beja, que conta com a colaboração das diversas entidades que organizam cada uma das competições que o integram.

Situado na raia alentejana o “3º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho” brinda-nos com uma diversidade de paisagens que não é fácil de encontrar pelas redondezas.

Quem participou na edição de 2022, teve o privilégio de experimentar uma mistura de percursos, que envolve desde estradão super “corrivel” até single track no meio da natureza brava da Serra de Ficalho.

E aqui deixamos o relato elaborado pela parceria OPraticante.pt / Casa Do Benfica Moura acerca do “2º Trail de Ficalho – Vila Verde de Ficalho“.

As expetativas da equipa de trail da casa do Benfica em Moura, na sua delocação até Vila Verde de Ficalho para a segunda edição do “Trail de Ficalho”, eram altas tendo em conta o sucesso da anterior edição!

Domingo solarengo perfeito para passar uma boa manhã pelo campo…

Logo à chegada ao local da prova, percebeu-se que a organização não iria deixar que alguma coisa faltasse! Entrega dos dorsais bem organizada e ambiente digno desta prova.

Inicio da caminhada – Foto: LitaPhotos…

A prova em si não defraudou! Um Trail no verdadeiro sentido do termo.

Começamos por uma zona rolante, perfeita para um bom aquecimento passando por uma pequena zona técnica e, logo após, iniciámos a “escala” ao famoso e belo TALEFE, e como se esperava as subidas eram duras, longas mas com vistas de “faltar o ar” (ainda mais!).

Chegado ao topo restava “ver a vista” e começar a descer, descidas muito técnicas a privilegiar quem realmente sabe descer.

Voltando ao supé da serra voltamos novamente a uma zona rolante até ao final, (privilegiando agora os atletas mais rolante), com algumas zonas técnicas junto ao barranco (para o trail longo).

Percurso bem assinalado mesmo para quem correu muito tempo sozinho e tem pouca experiência na navegação.

Os abastecimentos bem localizados com tudo o que faz falta e pessoal simpatiquísimo e disponível.

Mas o melhor estava à nossa espera na chegada, um belíssimo recovery com direito a tudo incluindo um bom presunto pata negra!

Seguindo de um, ainda melhor, cozido de grão e a continuação do ambiente fantástico.

A cereja no topo do bolo foi a nossa equipa conquistar o prémio de equipa mais numerosa e trazermos para casa um belo exemplar presunto!

Obrigado à organização! Para o ano lá estaremos…

E esta edição promete voltar a surpreender os participantes

Ambos os trail, o curto e o longo, passaram ao lado da pedreira onde outrora se extraia mármore, e de seguida subiram até ao topo da Serra de Ficalho, que também é o topo do baixo Alentejo com 584 m.

A passagem na Serra, adiciona uma altimetria à prova, que para além de nos proporcionar vistas de tirar o fôlego, aumenta também o nível de dificuldade, tornando a prova ainda mais interessante.

Todas as provas sobem ao topo da serra, o trail curto e a caminhada com um acumulado de 550 m positivos e o trail longo com um pouco mais, 700 m positivos, pois ainda tem a sorte de descer á Ribeira do Chança por entre barrancos e montado.

O objetivo da organização é proporcionar, a todos os atletas e acompanhantes uma boa experiência, seja ela no trilho, ou na área da meta, onde a tão importante socialização acontece.

Contamos contigo, com a tua presença, a tua participação, cá te esperamos

Parceiros

Deixe um comentário