FILA celebra 110 anos com incrível apresentação

Em 2021 a FILA está de parabéns e celebra os seus 110 anos!
Para homenagear a sua herança icónica, a marca lançou na semana da moda de Milão, uma colaboração especial com a estilista, diretora e fundadora da revista The Perfect Magazine, Katie Grand, para ou Outono-Inverno 2021.
A parceria destaca a história, o espírito e o futuro da primeira marca global de roupas desportivas italiana e foi apresentada num longo e estreito túnel iluminado com diversas cores, que pulsaram ao ritmo das batidas do rapper americano Schoolly D.
Uma mentalidade e abordagem criativas únicas moldaram a marca desde os seus primórdios como uma empresa familiar, em 1911, em Coggiola, uma pequena cidade situada nas Colinas de Piemonte.
Produzindo inicialmente tecidos e, posteriormente, roupas íntimas premium, a FILA transformou-se rapidamente numa marca global.
Enrico Frachey era o diretor administrativo cuja criatividade e versatilidade impulsionaram o fluxo imparável de crescimento da FILA.
A evolução da marca para sportswear começou em 1972
A FILA foi a primeira a trazer cor para os campos de ténis com a coleção White Line, esteticamente surpreendente pelo seu design funcional e uso pouco convencional da cor.
Causando sensação entre atletas e fãs, a FILA seguiu depois pela inovação no montanhismo, ski, desportos aquáticos, basquetebol, golfe e motociclismo.
A marca tentou sempre conjugar o estilo ousado com a versatilidade e facilidade de movimentos, o que a tornou num must-have para a prática de desporto e para viver em liberdade total.
Ao longo da sua história, a FILA teve vários relacionamentos especiais com atletas de topo nas mais variadas disciplinas, cada um deles pioneiro e revolucionário no seu desporto.
Com Bjӧrn Borg, a FILA ajudou a mudar a maneira como o mundo via a moda ligada ao mundo do ténis.
Em 1978, Reinhold Messner alcançou o cume do Monte Everest com roupas de montanha de alta tecnologia da FILA.
A FILA desceu encostas com Ingemar Stenmark, na corrida para a Taça Garmisch de 1976, esquiou nas encostas nevadas italianas com Alberto Tomba e acompanhou Monica Seles e Grant Hill nas suas vitórias no ténis e no basquetebol.
No seu cento e décimo aniversário, a FILA juntou-se então a Katie Grand, estilista e curadora cultural britânica, para reinterpretar uma série de silhuetas clássicas dos arquivos da marca armazenados em Biella, Itália.
Grand explorou a história da FILA, focando-se em vários temas, incluindo ténis, montanha, água, atletismo, basquete, golfe e desportos motorizados, para apresentar peças escolhidas pelo seu valor histórico e beleza, mas reeditadas e redesenhadas para os dias de hoje.
“O espírito de inovação … guiou a marca nos últimos 110 anos”
“O espírito de inovação da FILA guiou a marca nos últimos 110 anos”, afirmou Gene Yoon, presidente global da FILA.
“Ao longo da nossa história, a evolução da FILA foi alimentada pela sua criatividade no design, desempenho e estilo.
A marca sempre se destacou por ser ousada, autêntica e destemida.
A nossa vasta herança inclui momentos inesquecíveis, vitórias épicas e indivíduos lendários que transformaram o desporto e a moda.”
Yoon continuou: “Vamos comemorar este marco e as realizações mundiais da FILA ao longo do ano, começando com uma parceria com a Katie Grand.
Este projeto irá honrar o nosso legado enquanto moderniza peças icónicas para todas as gerações de fãs da FILA.”
“A FILA é uma das marcas de roupa desportiva mais duradouras que existem e o seu arquivo é fenomenal e extenso”, disse Katie Grand.
“Com sapatos que datam dos anos 80 e os livros mais incríveis cheios de ilustrações do designer Pierluigi Rolando – prateleiras e prateleiras deles – foi super inspirador.
Comecei com sete categorias de desportos pelas quais a FILA é conhecida – ténis, motocross, basquetebol, golfe, natação, montanha e aeróbica – e coloquei peças de arquivo em temas.
Depois, trabalhámos para tornar o ajuste mais contemporâneo.
É uma coleção especial para comemorar o 110º aniversário da FILA.”
A FILA também vai lançar um microsite dos 110 anos
O site interativo examinará melhor a influência da marca no desporto e no estilo, destacando o contexto histórico dos seus momentos e criações mais notáveis.
O visitante embarca numa viagem, com uma linha do tempo que traça a evolução da marca e permite reviver momentos icónicos e modas intemporais através de uma seleção de fotos e vídeos com uma curadoria criteriosa.
Desde o nascimento do logotipo F-Box até à coleção de 110º aniversário, de Katie Grand, os fãs da FILA em todo o mundo podem experienciar verdadeiramente a marca, desde os seus arquivos até o futuro.