Fim de semana em grande para o C. Canoagem de Amora

Canoagem de Amora

Cadetes em competição

Campeonato nacional de Esperanças e Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de velocidade, dois eventos no mesmo fim de semana e ambos prestigiantes para o Clube de Canoagem de Amora, do Seixal.

Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de velocidade

Bernardo Santos

No passado Fim-de-semana o Clube de Canoagem de Amora esteve representado em duas frentes, uma Nacional e outra internacional e em ambas as competições os resultados foram excelentes.

O atleta Bernardo Santos do Clube de Canoagem de Amora, representou Portugal no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de velocidade, na distância de 1000 mts em K2 com o seu colega de seleção Leonardo Silva, que este ano não está inscrito em nenhum clube Nacional devido a aspetos regulamentares. Esta dupla terminou a sua prestação com um excelente 15º lugar, ou seja um sexto lugar na Final B.

Agora o clube têm de aguardar pela decisão da Federação Portuguesa de Canoagem para saber se os mesmos irão representar o nosso país também no campeonato do Mundo da mesma especialidade.

Campeonato nacional de Esperanças

A última edição do Campeonato nacional de Esperanças realizou-se em pleno Rio Tejo, na tarde do passado sábado em Vila Nova da Barquinha, e pela terceira vez consecutiva com a presença de alguma chuva fraca, mas terminando com abertas de sol e um balanço positivo.

Contando com a participação de perto de 700 atletas e a representar 46 clubes de Portugal continental e ilhas foram 23 as regatas que arrancaram pelas 13H, ficando nesta competição tudo definido a nível dos novos títulos nacionais a atribuir às jovens promessas da canoagem para esta época de 2018.

Pódio Colectivo

A superar de novo o desafio coletivo esteve o clube náutico de ponte de Lima, que assim revalidou o seu título nacional ao obter um recorde de pontuação nesta edição de 1416 pontos tendo Prado ficado em segundo lugar e com 662 pontos a 202 pontos de diferença do Gemeses que conseguiu o bronze nesta edição totalizando 460pontos.

A vencer nas regatas dos mais novos e a percorrer a distância mais curta de 2km estiveram os atletas de iniciados e menores de 6 clubes nacionais.

Iniciados e Menores

Em K1 Iniciado masculino esteve o atleta do KCC Arade, Rúben Rodrigues Luís, que mesmo tendo sido o atleta do Viana Garças, Tiago Maciel a vencer nesta etapa desmarcadíssimo com cerca de 10 segundos de diferença, conseguiu pontuar no somatório das três e sagrar-se grande vencedor. No feminino, também do Arade, Maria e Isabella Wilkinson a conseguir o ouro e prata respectivamente.

K2 Iniciadas femininas

Nas embarcações duplas, em K2 Iniciado masculino e feminino, a conseguir vencer nas geral estiveram os atletas do Clube do Mar Costa do Sol, Afonso Gaspar e Francisco Raimundo Batista, e Clara Duarte com Nuna Silva a pontuar pelo Gemeses.

No escalão de menores, vitória renovada para Martim Conceição do Crestuma a vencer em K1 masculino e Beatriz Sá a garantir de novo ouro também a Gemeses na prova feminina.

A repetir a primeira posição esteve ainda a dupla Vilacondense de Dinis Azevedo e José Dias Ribeiro a vencer em K2 Menor, enquanto no feminino a dupla de Prado a destacar-se com Leonor Oliveira e Joana Guerra Martins a vencer no feminino.

Infantis e Bi e Monolugares

A vencer nas regatas dos infantis, a percorrer a distância de 4km contabilizando 2 voltas inteiras estiveram os atletas a participar em kayaks e canoas mono e bi lugares de 5 clubes nacionais.

Em K1 Infantil masculino e feminino sagraram-se grandes vencedores Adolfo Ferreira (CNFão) e Ana Quintão de Brito (CNPrado).

Nas embarcações bilugares, Luana Sousa e Ana Moreira dos Santos (CNCrestuma) e Fernando Coutinho Costa com Francisco Barbosa dos Santos (CNPLima) a vencerem nesta edição de 2018.

Nas canoas deste escalão monolugares, destaque para Beatriz Fernandes do Náutico de Ponte de Lima que venceu nas três etapas do nacional e Joel Miranda do Gemeses a conseguir a sua vitória na geral.

Em C2 infantil, embora tivessem participado nesta etapa com tripulações diferentes, a vencer o campeonato, a dupla de gêmeos de ponte de Lima, Alex e Eric Casimiro.

João Alves Duarte, Hugo Figueira Martins e Sandro Matias

Clube Canoagem de Amora faz pleno

Nas regatas dos cadetes, os resultados das edições mantiveram-se com excepção das regatas em K2 onde os títulos dependiam desta ultima competição. Aqui e a percorrer um total de 6Km – 3 voltas inteiras a sagrarem-se campeões nacionais da prova raínha em K1 cadete, o atleta do Clube Canoagem de Amora, João Alves Duarte, ao ter vencido nas três etapas deste campeonato e após ter fintado uma quebra para ganhar terreno perante o seu adversário do GaiaKC, Sandro Matias que acabou por cortar para bronze. Em segundo ficou o seu colega de equipa Hugo Figueira Martins, conquistando o pleno no pódio.

Canoagem de Amora
Cadetes em competição

Ainda em cadetes o atleta do Clube Canoagem de Amora Guilherme Casinha deixou fugir o título por um erro tático acabando a prova em 4º lugar, a apenas 4” do primeiro. De salientar ainda o 5º lugar do K2 cadete, Bernardo Custódio e Pedro Casinha também do mesmo clube, bem como de todos os outros cerca de 30 atletas que ajudaram na obtenção do 6º lugar por equipas do Clube.

K2 – Bernardo Custódio e Pedro Casinha

No feminino, e a repetir o seu feito também esteve a atleta Beatriz Miranda Moreira do DouroCC.

K2 Cadetes feminino

Por sua vez nas regatas de kayaks bi-lugares, estiveram as duplas de Miguel Amaral Oliveira e Vitor Freitas de Pinho (CRPArnelas), na prova feminina, a dupla de Alcoutim com Joana Ramos e Beatriz Ribeiros a levar a melhor.

Um fim de semana em grande como já nos vem habituando o do Clube Canoagem de Amora.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Nuno Henriques

Parceiros