Finais de Seniores do Campeonato da Europa de Teamgym

Europa de Teamgym

Os novos Campeões da Europa de Teamgym, no escalão Juniores, foram conhecidos esta sexta-feira, dia 19 de outubro. Hoje sábado decorrerão as finais, onde Portugal ainda têm uma palavra a dizer no Campeonato da Europa de Teamgym que termina hoje, 20 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Recordamos que Portugal participou, pela primeira vez, com uma equipa do escalão de Juniores. A Seleção Júnior Mista portuguesa terminou a qualificação no 8º lugar.

As Finais das Equipas Juniores começaram com a vertente Masculina:

Dinamarca, Suécia, Noruega, Reino Unido e Estónia entraram na prova em busca do Título Europeu. O resultado verificado na qualificação foi repetido, com a Seleção Dinamarquesa a sagrar-se Campeã Europeia de Juniores Masculinos. Com uma diferença de 3.825 pontos, a equipa Sueca foi a que se aproximou mais do topo da classificação. A Noruega fechou o pódio.

A segunda Final do dia foi realizada pelas Equipas Mistas:

Numa prova que opôs as Seleções da Dinamarca, Suécia, Reino Unido, Islândia, Noruega e Holanda, os Dinamarqueses voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio, sangrando-se Campeões Europeus de Juniores Mistos (52.800 pontos). A diferença para o segundo classificado – Suécia, foi de apenas 0.700 pontos. A Noruega voltou a completar o pódio (47.750 pontos).

A Seleção Britânica apresentou um protesto ao Júri de Apelo, considerando que a dificuldade de um salto de um ginasta não tinha sido devidamente pontuada. Avaliada a situação, os 4 elementos do Júri que analisaram novamente a sua prestação, consideraram que os britânicos não tinham razão e mantiveram a pontuação. As equipas têm 1 minuto para protestar verbalmente e 4 minutos para apresentar a sua análise. O protesto tem um custo de €300.00, verba que será devolvida caso vençam. Neste caso, como já referimos, a Seleção Britânica perdeu o protesto.

O primeiro dia de Finais fechou com a prova Feminina:

As Seleções da Suécia, Islândia, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido e Noruega disputaram os últimos títulos europeus do dia. O resultado das qualificações voltou a manter-se. A equipa Sueca conseguiu contrariar o domínio dinamarquês verificado nas provas anteriores (55.000 pontos), sagrando-se Campeã Europeia de Juniores Femininos. A Dinamarca terminou na segunda posição com 53.075 pontos, enquanto que a Islândia alcançou o seu primeiro pódio (52.550 pontos).

Portugal nas finais das Equipas Seniores do Campeonato da Europa de Teamgym

O último dia do Campeonato da Europa de Teamgym 2018 cumpre-se este sábado, com a realização da Final das Equipas Seniores. Portugal está presente com a Seleção Masculina. A competição arranca às 11h00 com a Final de Equipas Mistas. Os Ginastas Portugueses começam a sua prestação às 15h00.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Federação de Ginástica de Portugal
Fotos: © IMAPRESS / Carlos Alberto Matos

Parceiros

Deixe uma resposta