FOGUEIRAS, MAIS EMOÇÃO, ESPETÁCULO E COMPETIVIDADE EM FAMILIA

Foto: Município de Peniche

O 25 de Junho de 2022 ficou marcado pelo regresso da “corrida noturna mais famosa do país” 41ª Corrida das Fogueiras e 20ª Corrida das Fogueirinhas, depois dos dois anos de interregno devido ao COVID.

Inscrições e regulamento para a edição 2023

Página da Corrida das Fogueiras 2023

Leia também

CORRIDA DAS FOGUEIRAS, CORRER DE NOITE E JUNTO AO MAR

Fonte: Helena Santos // OPraticante.pt
Fotos: Município de Peniche

42ª Corrida das Fogueiras

A mítica Corrida das Fogueiras, realiza-se a 24 de Junho de 2023, pelas 21h30. É uma organização da Câmara Municipal de Peniche sob a gestão da NativeWarriors.

São 15km de corrida noturna, adornada pelo mar, pelas fogueiras e um público fantástico que vibrará com a passagem de todos os atletas.

A Corrida das Fogueiras é já uma clássica corrida de estrada, dada a simbiose existente entre o fascínio da própria corrida noturna, iluminada pelas fogueiras e a grande festa gratuita da sardinhada, após o final da prova, uma cortesia do Município de Peniche.

Este é o desafio de Verão e terá uma grandiosa receção num ambiente de festa e bem receber por parte da comunidade de Peniche.

Desfrutar da sua magia e de um belo dia conjugado entre a praia (dia) e a corrida (noite).

Penichenses e fogueiras tornam a 41ª edição num evento mágico

A corrida das fogueiras teve a organização do Município de Peniche, sendo o diretor técnico o Professor Mario Machado.

O evento integrado no 40º Troféu Spiridon teve a distância de quinze quilómetros que dá o nome ao evento e ainda a 20ª Corrida das Fogueirinhas com cinco quilómetros.

A partir de 2022 o nome do evento vai passar a designar-se como Corrida das Fogueiras Professor Nuno Bello, uma homenagem e reconhecimento àquele que foi o grande percursor da mesma.

A partida da prova teve lugar na Avenida do Porto de Pesca com chegada no Largo da Ribeira junto à Marina de Peniche.

Os primeiros cinco quilómetros a serem os mais acessíveis do percurso, com passagem pelo centro de Peniche e pela Avenida do Mar, onde os atletas visualizam as primeiras fogueiras, e levam com um verdadeiro banho da multidão, onde tudo serve para incentivar os atletas.

Foto: Município de Peniche

Subidas aumentam o esforço físico dos participantes

Entre o quilómetro cinco e o dez começam as subidas a aparecer na ascensão ao Cabo Carvoeiro, apesar do vento que se fazia sentir, muito característico do local e ser a zona do percurso mais escura, onde só mesmo as fogueiras iluminavam o percurso e os espetadores presentes, nem aí faltou o apoio popular que se fez sentir ao longo de toda a prova.

Nos cinco quilómetros finais os atletas tiveram direito um sobe e desce constante até à subida junto ao hospital local perto do quilómetro treze.

Depois disso foi aproveitar o incentivo do banho de multidão até à meta.

A prova teve dois abastecimentos de água ao quilómetro cinco e dez tendo em ambos os abastecimentos, locais para os atletas depositarem as garrafas vazias.

A prova teve a quilometragem bem definida e sinalização adequada em todos os pontos de viragem.

Um cenário lindíssimo de Peniche, adornado pelo seu mar e por inúmeras fogueiras a acompanhar os atletas ao longo de todo o percurso, uma corrida noturna com um carisma e uma mística inigualável.

Foto: Município de Peniche

João Valente vence 41ª Corrida das Fogueiras

O grande vencedor da corrida das Fogueiras foi o atleta do União FCI Tomar, João Valente com o tempo de 47:40min.

Na segunda posição ficou Bruno Batista com 47:42min e na terceira posição ficou Roberto Ladeiras do GFD Running com 47:57min.

Foto: Município de Peniche

Ana Ferreira triunfa e bate record na competição feminina

Na vertente feminina a grande vencedora foi Ana Ferreira com 51:28min batendo o record feminino na prova.

A segunda classificada foi Carla Martinho Recreio Deportivo de Águeda com 53:11min e a terceira classificada foi Joana Fonseca do GFD Running que terminou com um tempo final de 54:42min.

Helena Santos, David Silva e Amália Mendes os representantes de OPraticante.pt – Foto: OPraticante.pt

OPraticante.pt e a prestação dos seus representantes

A equipa OPraticante.pt esteve representada nos 15km por Helena Santos (2093º geral / 94ºSeniores F) – 01:44:51 e ainda esteve representado na Corrida das Fogueirinhas por David Silva e Amália Mendes.

Foto: Município de Peniche

Levantamento dos kits

O secretariado situava-se no Pavilhão D. Luís de Ataíde.

O levantamento dos kits decorreu sem demora e sem confusão. Aos atletas para além do dorsal, chip, t-shirt técnica alusiva à prova, recebiam ainda uma senha para no final da prova terem acesso à sardinhada.

Foto: Município de Peniche

Penichenses a dar um grande exemplo

Quem faz à vários anos a prova sabe bem como é o povo penichense no apoio aos participantes, para quem foi fazer pela primeira vez, foi uma enorme surpresa.

Do primeiro ao último quilometro, ninguém se pode queixar com a falta de apoio da multidão por todo o lado tínhamos gente a apoiar.

Tudo servia para o incentivo, desde os aplausos, gritos de apoio, música, testos de tachos, confetis, tudo mesmo tudo, valia para dar apoio. Sem dúvida alguma um grande exemplo.

Se as fogueiras já tornam o evento mágico todo este apoio ainda mais, agora percebo o porque dos atletas repetirem vezes sem conta o mesmo.

O espirito da população de Peniche é único a maneira como vivem esta corrida.

Foto: Município de Peniche

Sardinhada um momento de convívio

Após a chegada à linha da meta, a tradicional sardinhada a encerrar este evento tão importante para Peniche.

A senha para a sardinhada dava direito a uma caixa com seis sardinhas para assar, um saco com pão fatiado, prato, guardanapos, um copo de vinho e água.

Vários eram os fogareiros espalhados pelo recinto para os atletas assarem as suas sardinhas.

Foto: Município de Peniche

Organização e Voluntários

Toda a organização e voluntários estão de parabéns por todo o trabalho que tiveram para colocarem este evento de pé, depois dos dois anos de interregno devido ao COVID.

Desde bem cedo que começaram a trabalhar para que à hora da prova nada falhasse.

Todos a receberem muito bem os atletas.

Animação ao longo do dia

Desde cedo foram vários os eventos que decorreram até à hora da prova. Desde mostras das artes locais, a uma exposição no âmbito da sustentabilidade, passando por arruadas e ainda um concerto de uma banda local.

Parceiros

Deixe um comentário