FRANCISCO AMARO “O ORGANIZADOR AO RAIO-X”

Francisco Amaro

Trilho dos Reis, 2019

A nossa equipa de reportagem esteve à conversa com Francisco Amaro, de 56 anos, que neste momento corre como individual e é o organizador do Trail Praia Mag8.

Francisco Amaro aceitou o nosso desafio para o entrevistarmos e fazermos um Raio X ao organizador do Trail Mag8

Inscrições / regulamento Trail Praia Mag8

Página do evento Trail Praia Mag8

Leia também

FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO TRAIL PRAIA MAG8

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt

Trail Costa Vicentina, 2016

Persistência para chegar ao fim em cada prova que me inscrevo, é o maior título.

Confessou-nos que se iniciou na prática do “Pratiquei futebol, nos escalões de iniciados e juvenis, mas cedo fui convidado para ajudar como seccionista nas camadas jovens do clube local – o M.T.B.A.

Continuando “O Atletismo surgiu por volta de 2003, na altura tendo iniciado por fazer algumas provas de estrada, 10 kms, depois meias maratonas.

Participei 2 épocas representando a equipa Varitintas, principalmente em provas de estrada, troféu “Sintra a correr» e nas maratonas de Roma e Porto.

Depois como atleta e seccionista, criou-se o secção de atletismo no clube local – o M.T.B.A., tendo participado em diversas provas, principalmente eventos de trail.

3ª edição Trail MTBA, 2017

“se os outros conseguem, nós havemos de conseguir”

Que o trail apareceu na sua vida em 2014 “numa altura em que a modalidade começou a ser mais divulgada, surgiu a 1ª prova.

Rapidamente o desafio foi lançado ao clube local – o MT.B.A. para organizarmos um evento de trail, tendo sido um desafio para todos, mas sob o lema “se os outros conseguem, nós havemos de conseguir”.

O amor pelo trail aumentou pelo “Gosto pela natureza, encarar cada prova como um desafio, uma aprendizagem junto de outros atletas e amigos.

O espírito nas provas, que difere em muito das provas ditas de estrada.

Que não se recorda de nenhum momento engraçado que tenha vivido no trail, mas… “Não destaco nada em especial, mas sim o estar em prova e pensar “porquê que me fui meter nisto”, e no dia seguinte já estar a inscrever-me noutra prova!

Francisco Amaro
A equipa organizativa da 1ª edição – trail Praia Mag8, 2023

Como surge o Trail Praia Mag8 na vida de Francisco Amaro

Depois de 5 eventos como «responsável» no clube local – o MT.B.A. tendo a pandemia Covid feito com que, de um momento para o outro tudo ficasse de certa forma congelado, termino a minha ligação ao clube local, relativamente ao atletismo.

Surge então em finais de 2022 o desafio de criar um novo evento na “Praia Mag8”, e surgiu assim em Maio de 2023 a 1ª edição do Trail Praia Mag8.

As dificuldades na preparação do evento, são as inerentes à definição do percurso, o evento é composto de «pormenores».

Sabendo que a falha num, pode comprometer todo o evento, daí que exige responsabilidade, confiança na equipa de voluntários e amigos que ajudam para o tudo esteja conforme, no dia do evento.

Não esquecendo o apoio das instituições /parceiras do evento, na divulgação do mesmo.” referiu Francisco Amaro.

O facto de Francisco Amaro já conhecer a região, e a “Praia do Magoito é a «minha praia», claro que há sempre algo novo em termos de trilhos que gostamos de implementar, mas é principalmente preparar um percurso para que os participantes possam usufruir do que temos.

Penso que se trata de um evento adequado para quem esteja a iniciar-se na prática desta modalidade, pois o grau de exigência relativamente a outros eventos com trilhos muito mais técnicos é menor.

Praia Magoito – local de inicio e fim das provas de trail e caminhada

O desafio que cada trilho representa

Sobre os seus próximos objetivos após este evento, confidenciou-nos “Alterno o meu ano de prática desportiva com a organização deste evento e a participação em outros.

Gosto de participar em eventos onde ainda não tenha participado, pelo desafio que cada trilho representa.

Francisco Amaro
A azáfama no dia do evento, 2023

E concluiu falando-nos sobre o apoio familiar e quanto importante è na sua vida familiar e desportiva “O apoio familiar é sempre importante.

Mas é o desafio pessoal que faz mover esta ideia de estar ligado ao trail, quer como participante, quer como organizador.

Embora há quem veja este evento «Trail Praia do Mag8» como um evento familiar, talvez pela ligação e proximidade de amizade entre todos, e isso é o melhor que levamos desta vida.

Basicamente, levantar sempre com a disposição de fazer uns trilhos, este contacto com a natureza, esta liberdade que se sente ao andar pelos trilhos, embora saibamos que trilhos são muito das vezes dureza pela dificuldade do trilho.

Não sei se se poderá chamar sacrifício, mas sim conexão!

Parceiros

Deixe um comentário