Gerês Extreme Marathon, a maratona mais bela e mais dura do mundo

No passado fim de semana, a Carlos Sá Nature Events com o apoio do Município de Terras do Bouro, do Município de Arcos de Valdevez e de vários patrocinadores, organizou a 7ª edição da Gerês Extreme Marathon – a maratona mais bela e mais dura do mundo!

Leia também

Carlos Sá Nature Events lança Circuito Best Trails Series

Página do evento

Extreme Geres Marathon by Carlos Sá Nature Events – Foto: Thiago Lemos

Gerês Extreme Marathon contou com uma novidade a Extreme 90km

A Gerês Extreme Marathon contou este ano com uma novidade a Extreme 90km com partida na aldeia da Peneda em Arcos de Valdevez.

Extreme Road Ultramarathon by Carlos Sà Nature Events

Percorrendo as estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional Peneda-Gerês, os mais de 1400 atletas de 19 nacionalidades que se aventuraram na Gerês Extreme Marathon usufruíram de paisagens e cenários de montanha incríveis, rodeados de vegetação luxuriante e verdejante.

A harmonia com as florestas nativas portuguesas e com o silêncio tão característico da montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês foram apenas quebrados pela dureza e desnível positivo da prova.

Extreme Geres Marathon by Carlos Sá Nature Events – Foto: Thiago Lemos

Extreme 90km marcou o arranque da edição 2021

A edição deste ano arrancou no Sábado dia 4 às 6h, com os atletas da Extreme 90km a iniciar o seu desafio no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, o primeiro atleta a cortar a meta na Vila do Gerês foi o húngaro András Herczog, da Desnivel Positivo, com o tempo de 8:01:05.

Gerês Extreme Marathon
Pódio masculino dos 90 kms

Em segundo ficou o seu colega de equipa Artur Costa, da Desnivel Positivo, com 08:04:03 e, no terceiro lugar Celso Oliveira, GD Leões da Guarda – Lion Runners, com 08:24:38.

Gerês Extreme Marathon
Ana Sobrado, do Talentos Objetivos a vencedora nos 90 kms

Já no sector feminino, Ana Sobrado, do Talentos Objetivos, foi a mais rápida a completar estes incríveis 90k com o tempo de 09:36:25. Em segundo ficou Paula Santos, All About, com 10:17:03, e a fechar o pódio Cheila Dias com 13:00:06.

Extreme Mile, um desafio curto mas bastante exigente e audaz

Pelas 11h30 da manhã arrancava a 4ª edição da Extreme Mile, num desafio curto mas bastante exigente e audaz, os intrépidos participantes tiveram de correr uma milha com uma inclinação média de 35% e 525 metros de desnível positivo.

Extreme Geres Marathon by Carlos Sá Nature Events – Foto: Thiago Lemos

Com partida na Albufeira da Caniçada e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento, os atletas percorreram a árdua distância tendo como pano de fundo a bela paisagem da Albufeira da Caniçada ladeada pelas suas belas montanhas.

Pódio masculino

O grande vencedor da Extreme Mile foi Nelson Feiteira do Grupo Corrida de Argoncilhe que só precisou de 00:20:11 para bater o anterior Recorde e percorrer a totalidade do percurso e colocar-se no primeiro lugar do pódio.

Nuno Fernandes do Clube de Atletismo de Fafe com 00:20:22 e Alex Tondela do Valonga Vouga Trail Team com 00:20:44 foram respetivamente o 2º e 3º lugar

Pódio feminino

Já no lado feminino foi Alexandra Fernandes do ATAD Oralklass, com o tempo de 00:26:39, quem se sagrou vencedora.

Em 2º lugar ficou Luz Paulo do Clube de Montanhismo da Guarda 00:27:42 e Joana Sousa (individual) 00:30:03 arrebatou o 3º lugar no pódio.

Prólogo em contrarrelógio tem como objetivo dar pontos extra

Ainda no sábado decorreu também pela primeira vez o Prólogo, prova de 2kms em contrarrelógio, que tem como objetivo dar pontos extra, para quem está a competir para o Circuito Best Trails Series à geral e por escalões.

Pódio masculino

O vencedor foi Paulo Mendes do Centro de Atletismo de Ceia, com o tempo de 6min 57seg, seguido por Miguel Arsénio do EDV Viana Trail, com 7min 03seg e para fechar o pódio masculino, Nuno Fernandes do Clube Atletismo Fafe concluiu os 2km em 7min e 33seg.

Pódio feminino

O pódio feminino é composto pela Sara Brito do CA Barreira com 9min 33seg, seguida pela Alexandra Fernandes do ATAD Oralklass com 9min 39seg e a Catarina Fernandes com 9min 43seg.

42 Km

No Domingo dia 5, o primeiro atleta a cortar a meta na distância de 42 Km e a bater em 7 minutos o recorde anteriormente estabelecido, foi o português Miguel Arsenio, do EDV Viana Trail que, pela primeira vez e com o tempo de 2:35:53, vence a prova rainha do evento, não dando hipótese aos seus mais diretos concorrentes.

Extreme Geres Marathon by Carlos Sá Nature Events – Foto: Thiago Lemos

Partilharam o pódio os atletas André Costa, do Clube de Praças da Armada com 02:37:27 em 2º lugar e, no 3º lugar, Luis Gil, do Grupo Desportivo do Estreito com o tempo de 03:00:46.

Gerês Extreme Marathon
As duas primeiras femininas nos 42 kms

Nas concorrentes femininas, foi Fátima Melo (Love Tiles) quem conquistou o lugar mais alto no pódio com 03:22:23. Seguiram-se Sandra Ferreira (Feirense Trail) com 03:28:26 e Alexandra Fernandes (ATAD Oralklass) com 03:48:03.

Gerês Extreme Marathon contou também com mais três distâncias: 32 Km, 21 Km e 14 Km

A Gerês Extreme Marathon contou também com mais três provas em diferentes distâncias: 32 Km, 21 Km e 14 Km. Todas as provas tiveram partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

Extreme Road Ultramarathon by Carlos Sà Nature Events

Em mais um ano consecutivo, a Gerês Extreme Marathon mostra ser uma óptima oportunidade para dar a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal.

As suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia, não só aos milhares de atletas nacionais que participam e suas famílias.

Mas também como aos atletas internacionais cuja participação vai aumentando ano após ano, revelando-se assim um importante porta-estandarte na promoção de Portugal, do Minho e em particular do Parque Nacional Peneda-Gerês!

32 kms

Gerês Extreme Marathon
José Ferreira (Individual)

Nos 32 km a vitória foi conquistada por José Ferreira (Individual) com 02:08:53, seguido no pódio por Avelino Macedo (Vila Verde a Correr) – 02:11:44 e Nuno Nunes (Dá-lhe Gás Fisioduo) – 02:11:50.

Gerês Extreme Marathon
Alina Cimpean (GTR-Galaico Trail Run)

Alina Cimpean (GTR-Galaico Trail Run) – 02:50:32 foi a vencedora feminina da distância, no 2º e 3º lugar respetivamente ficaram Augusta Silva (Viana Running) – 03:01:32 e Maria Loureiro (Correr Leça) – 03:06:39

21 kms

Gerês Extreme Marathon
Pódio masculino

Paulo Mendes (Centro de Atletismo de Seia) – 01:21:10 foi o primeiro nos 21 kms, partilhando o pódio com Tiago Pinto (MSS Contabilidade Trail Team) – 01:21:59 e Sérgio Silva (MSS Contabilidade Trail Team) – 01:21:59, respetivamente 2º e 3º classificados.

Gerês Extreme Marathon
Pódio feminino

A vencedora feminina nesta distância foi Paula Lage (Furfor Running Project) – 01:40:55, com Sara Brito (CA Barreira) – 01:47:26 e Salete Tavares (CA Barreira) – 01:47:48 a disputarem o 2º 3 3º lugar.

14 Kms

Pódio masculino

Venceu Paulo Pereira (Grupo Desportivo Cultural de Guilhovai) – 00:54:31, com Nuno Fernandes (Clube Atletismo de Fafe) – 00:55:10 e Ramiro Ribeiro (NBA Barrosas) – 00:57:14 a conquistarem os lugares seguintes

No setor feminino a vencedora foi Célia Neto (OPraticante.pt) – 01:08:07, que mais uma vez não deixou os seus créditos por mãos alheias, Ana Carneiro (Minho e Lima Trail/Grupo Monte) – 01:15:11 obteve o 2º lugar e Sandra Matos (Associação Recreativa Luz e Vida Gondomarense) – 01:18:30 o 3º lugar.

Célia Neto confessou após a sua participação “Ouvi dizer por algures que esta prova era a maratona mais dura e mais bonita do mundo!

E sem sombra de dúvida que é mesmo verdade.

Só quem a pisa e a supera entende isso.

Uma serra linda, uma “pista” deslumbrante na montanha onde montes de objetivos viram sonhos alcançados nos atletas que a terminaram.

Impossível esquecer esta prova. É única, é dura, é diferente, tem uma meta especial, arrepiante mesmo.

Impressionante como os apoiantes vibram como se a meta fosse deles.

Todas as provas do Carlos Sá têm algo de extraordinário que viciam todos os atletas ano após ano, são indiscritíveis, são sensacionais, são diferentes em tudo, desde os locais mais bonitos do nosso Portugal até aos mais originais troféus de quem os recebe.

Adorei fazer parte desta aventura, e espero no próximo ano voltar a repetir todas as suas espetaculares provas.

Célia Neto (OPraticante.pt)

Nesta distância, para além de Célia Neto, OPraticante.pt esteve também representado por Abílio Fernandes que alcançou o 5º lugar da geral, 3º lugar M40 com o tempo de 00:59:52.

Abílio Fernandes e Célia Neto de OPraticante.pt à esquerda, numa foto da autoria de Américo Dias um dos fotógrafos do evento

Gerês Extreme Marathon 2022

A 8ª edição da Gerês Extreme Marathon já tem data marcada para o próximo ano.

Voltaremos a percorrer as ruas do Parque Nacional da Peneda-Gerês a 4 de Dezembro de 2022! Não percas!

Extreme Road Ultramarathon by Carlos Sà Nature Events

Parceiros

Deixe uma resposta