Ginásio Clube Figueirense, remar em casa e competir na Inglaterra

O Bewl Bridge Rowing Club, de Tunbridge Wells, Kent (Inglaterra), levou a efeito mais uma Regata de Remo virtual indoor, iniciativa de nível internacional que contou com a participação de 638 atletas de 51 clubes, na sua maioria da Grã- Bretanha, mas também estrangeiros de várias nacionalidades, entre os quais o Ginásio Clube Figueirense Litocar.

Os remadores do Ginásio Clube Figueirense estiveram em destaque, pois no conjunto das provas em que participaram conseguiram doze vitórias, sete 2ºs lugares e três 3ºs.

Representaram o Ginásio Tomás Neves, Diogo Gonçalves, Ruben Figueiredo, André Kingwell, Leonardo Pagaimo, Matilde Pereira e Matilde Carlos, nos escalões jovens, e de Mark Alloway, Carlos Ferreira, Hélio Paulino, Licínia Ferreira, Teresa Santos, Fernanda Vasco e Patrícia Carvalheiro, nas diversas classes de Masters.

Ginásio Clube Figueirense

Página da secção

Página do Clube.

Texto / Fotos: Ginásio Clube Figueirense

Emblema da Secção de Remo

A modalidade e remo no Ginásio Clube Figueirense

Introdutor do Remo desportivo no Centro do País (1896), o Ginásio está entre os clubes que mais títulos nacionais conquistaram na História da Federação Portuguesa de Remo (f. 1920).

Tem-se distinguindo-se também como organizador de algumas das mais importantes regatas realizadas no nosso País, conforme a seguir se refere referido.

Na época de 2019-20 sagrou-se 14 vezes Campeão de Portugal, o que perfez 262 títulos no século XXI, desde que em 2000 se instalou no novo Centro Náutico da Fontela.

Presentemente inclui a maior estrutura de Remo de Lazer existente no País, com larga repercussão internacional, conforme a seguir também se refere.

Ginásio Clube Figueirense
Pedro Carvalho – Campeão do Mundo de Halterofilismo

Conhecer a história do Ginásio Clube Figueirense

Fundado em 1 de Janeiro de 1895, o Ginásio Clube Figueirense é presentemente o 5º Clube desportivo mais antigo do País, sem qualquer interrupção de actividade durante 126 anos.

Ginásio Clube Figueirense
José Bento Pessoa

Ao longo da sua História, praticou 43 diferentes modalidades desportivas – 13 presentemente – conquistando mais de 1000 títulos nacionais em 16 modalidades e alguns mundiais e europeus em Halterofilismo e Kickboxing.

A sua maior figura desportiva foi o sócio fundador José Bento Pessoa, recordista mundial de Ciclismo (velocidade) em 1897.

1º Campeão de Espanha de fundo, como tal reconhecido pela Federação Espanhola, e vencedor da mais importante prova ciclista da sua época, o Grande Prémio Zimmerman, em Berlim.

Até ao presente, aliou sempre a prática desportiva às actividades culturais, referindo-se como exemplos:
teatro (durante 40 anos após a fundação);
orfeão (anos 20 e 50-60 do Séc. XX);
Tuna;
bem como os Cursos de Iniciação Cultural e Desportiva, que o Prof. José Esteves distinguiu em vários dos seus escritos.

Constituiu em 2001 a Tertúlia Bento Pessoa, que se encarrega até hoje da organização de iniciativas culturais (colóquios, convívios, etc).

Presentemente, é delegação e ponto de recolha na Figueira da Foz do Arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira, e participa no Programa Internacional EMPATIA, escolhido para o efeito para Parceiro da Universidade de Coimbra neste estudo das relações entre atletas de alto rendimento e seus familiares.

Distinguiu-se sempre como organizador:

Regatas Internacionais (anos 30);
Torneios Nacionais “Primeira Braçada” (Natação);
e “Primeiro Lance” (Xadrez), nos anos 60-70;
e presentemente com os “Prémios Nacionais Bento Pessoa-Casino Figueira”, bienal cuja primeira edição foi em 2007 e a próxima (8ª) será este ano, com a reunião do Júri a decorrer na Reitoria da Universidade de Coimbra, por convite, tal como aconteceu em 2019, na sede do Comité Olímpico de Portugal.

Outras iniciativas de sucesso têm sido:

a Regata Internacional Litocar (desde 2004);
e muito especialmente o PORTUGAL ROWING TOUR;
Circuito Náutico-Turístico Internacional de Remo de Lazer, que se tem realizado anualmente desde 2008 no Douro, Ria de Aveiro, Mondego, Zêzere e Tejo.

Atraiu até hoje praticantes de 24 diferentes nacionalidades de países de quatro Continentes.

33 títulos de Campeão de Portugal em 2019

Na época de 2018-19, o levantamento efectuado pelo Departamento de Estatística, registou um total de 1429 praticantes desportivos (935 masculinos e 494 femininos), estando 589 inscritos nas diversas Federações em que o Clube se encontra filiado.

A este número somam-se 99 dirigentes (Órgãos Sociais, Seccionistas, Delegados) e 62 colaboradores permanentes (técnicos e auxiliares), perfazendo um total de 1590 participantes no conjunto das actividades do Clube.

As equipas do Clube efectuaram um total de 269 deslocações para fora do concelho da Figueira da Foz, abrangendo um total de 91 localidades, das quais 83 no Continente e Regiões Autónomas e 8 no estrangeiro.

A estatística da época de 2019-20 está presentemente em elaboração.

Em 2019 o Clube conquistou 33 títulos de Campeão de Portugal, em três modalidades (Kickboxing, Remo e Tiro), número naturalmente reduzido para 19 no ano de 2020.

Ginásio Clube Figueirense
Ana Lúcia Rolo atual presidente do Ginásio Clube Figueirense

O sucesso do Ginásio deve muito à estabilidade associativa que tem conseguido manter ao longo dos anos, alicerçada numa política de equilíbrio financeiro.

Mas também no invejável património que conseguiu construir: Piscina (1972), Pavilhão Gimnodesportivo (1992) e Centro Náutico (2000), instalações sem paralelo na Figueira da Foz que permanentemente tenta valorizar e rentabilizar da melhor forma.

Parceiros

Deixe uma resposta