GIRLS SCORE DESTACA O MELHOR DO SURF FEMININO

Francisca Veselko - Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas
O prémio Bom Petisco Girls Score distingue as melhores performances do surf feminino na Liga MEO Surf contribuindo para elevar a fasquia do nível de surf das melhores atletas nacionais.
Texto: ANSurfistas
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas
Girls Score está ao lado da evolução do surf em Portugal
Nas quatro etapas já realizadas da 1ª divisão do surf nacional, este prémio paralelo tem sido muito disputado dando uma motivação extra às surfistas para arriscarem e realizarem a melhor pontuação em cada evento.
Num momento de ouro do surf feminino português com várias atletas a conquistarem títulos nacionais e internacionais, além da presença olímpica, o Girls Score está ao lado da evolução do surf em Portugal pelo quarto ano consecutivo.
Vencedoras do prémio em 2023
Figueira da Foz – Francisca Veselko – 16,75 pontos
Porto e Matosinhos – Francisca Veselko – 14,60 pontos
Ericeira – Carolina Mendes – 14,50 pontos
Ribeira Grande – Francisca Veselko, 15,50 pontos
A campeã nacional de 2021 e atual líder do ranking da Liga Surf, Francisca Veselko, tem dominado este prémio com três vitórias nas quatro etapas já realizadas fazendo da consistência e performances de alto nível a sua arma para destacar-se da concorrência.
Francisca Veselko – Atual líder do ranking da Liga MEO Surf
“Acho que este prémio significa que estou num bom momento de performance. Não há segredo nenhum.
Trabalho muito para conseguir estar mais próxima dos meus objetivos e esse trabalho, que toda a gente fala, traz recompensas quando é, efetivamente, aplicado.
No entanto, encaro o prémio como um indicador de que tenho vindo a evoluir ao longo dos anos.
Isto porque continuo a defrontar as mesmas adversárias e, se antes não conquistava este prémio, fazendo-o três vezes este ano, deixa-me muito satisfeita e motivada para continuar a melhorar o meu percurso.
Dentro do tema, acho que sendo o score mais alto foi na Figueira da Foz.
Quando fazemos scores altos, significa que estamos próximos daquilo que os juízes consideram serem ondas quase perfeitas, dentro das condições e isso é bastante satisfatório.
Além de que significa que estamos inspiradas!
Qualquer prémio que destaque aspetos positivos em pessoas é importante. Seja na qualidade do surf, seja nas atitudes como pessoas.
Este não foge à regra e torna-se ainda mais importante porque premeia os momentos excelentes que, por sua vez, se refletem não só em notoriedade mas numa grande ajuda financeira.”
Outra das surfistas em destaque é a campeã nacional de 2016 e 2017 e atual segunda classificada no ranking que venceu este prémio no Ericeira Pro, etapa na qual foi a campeã.
Carolina Mendes – Atual Top 2 do ranking da Liga MEO Surf
“Este prémio tem um significado especial, gosto imenso da onda de Ribeira d’Ilhas e poder fazer o melhor score é sinal de que tenho feito um bom trabalho.
Ter um prémio como este só incentiva ainda mais a evoluir. O mar estava bem difícil com condições bem pequenas, foquei-me em escolher ondas com potencial, que possibilitassem manobras mais expressivas e foi isso que aconteceu no meu 8 pontos onde fiz três manobras que me levaram a vencer.
Fiquei feliz por os juízes gostarem. Prémios individuais como este são importantes para o desenvolvimento do surf e ter outros objetivos dentro da competição.
Incentiva ainda mais o nível do surf a crescer e é um grande suporte para os atletas que buscam na competição condições melhores nas suas carreiras”.
A próxima disputa pelo prémio acontece no Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche.
Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.