Giro, 31 anos depois um Português lidera a Volta a Itália

Aos 22 anos, João Almeida chegou ao estrelato, repetindo o feito de Acácio da Silva que foi líder deste Giro em 1989.

Coincidência ou não foi também na subida Monte Etna, que João Almeida se tornou o segundo português a liderar o Giro, a Volta a Itália (e apenas o terceiro a liderar uma “grande volta”).

João escreveu mais uma página de ouro para o ciclismo nacional, ele que era e é o líder da classificação da juventude, veste agora também a camisola rosa.

João Almeida

Dramático o que se pode dizer da final desta etapa

João Almeida cortou a meta com 1m03s mais que Johnatan Caicedo, ficando com o mesmo tempo de equatoriano na classificação geral..

As classificações oficiais demoraram a sair.

A organização observou às frações de segundo a final, e atribuiu a liderança do Giro ao português, para Johnatan ficou a vitória da etapa

Não estava na lista de favoritos para a vitória da edição de 2020 da Volta a Itália, mas foi um momento de congratulação do jovem ciclista, que viu traduzido em resultados, o seu esforço, dedicação na modalidade.

Por certo esta liderança fará a sua equipa, ajudá-lo a conseguir um Top 10, ou até um melhor resultado.

giro
João Almeida

Pois ainda vão existir ainda dois contra relógios e João demonstrou estar em grande forma.

Nunca pensei estar nesta posição e estou muito feliz. Será muito difícil defender a amarela, mas acho que posso fazer um grande Giro”, as declarações de João Almeida após a etapa.

O percurso desta etapa passava por uma escalada de 20 km até ao Monte Edna, prometia um duelo entre os favoritos ao triunfo no Giro, havia dureza suficiente para os seduzir.

giro

O português tinha referido antes da etapa “Será uma etapa dura, estou curioso pela minha reacção”, e concretizou-se como a melhor através do resultado obtido.

Na parte final aguentou-se no grupo da frente, mantendo o seu ritmo conseguiu reduzir a desvantagem, e chegando pouco tempo depois dos favoritos à vitória da Volta a Itália 2020.

Sitio oficial do evento.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Henrique Dias – OPraticante.pt

Parceiros

Deixe uma resposta