Grande Prémio da Arrábida comemorou décimo aniversário
![](https://www.opraticante.pt/wp-content/uploads/2015/11/atletismo9.jpg)
Decorreu ontem dia 21 de Novembro, o X Grande Prémio da Arrábida, organizado pela Associação de Atletismo Lebres do Sado.
Uma corrida de carácter competitivo, com a distância de 12 500m, e uma prova aberta, de caracter não competitivo, para idades a partir dos 6 anos, com uma distância de 7 000 m. Ambas as provas tiveram inicio pelas 10h, no Jardim de Vanicelos, em Setúbal.
A manhã prometia ser ideal para a prática de atividades ao ar livre, ou seja, muito sol e boa disposição. Durante os primeiros quilometro os 425 atletas que participaram tiveram que seguir em pelotão num ritmo de treino e devidamente guiados por uma lebre, uma verdadeira lebre, não lebre animal, mas um atleta da organização devidamente equipado com um fato de Lebre.
A prova decorreu em estradas de alcatrão mas também em terra batida, com dois abastecimentos de garrafas de agua, aproximadamente ao km 4 e um outro ao km 8, tendo como parte mais difícil a sobejamente conhecida subida da Cobra, que vai da Baixa de Palmela ate a vila de Palmela. Foi no inicio desta subida que se deu a separação dos 7000 metros. Chegados a vila começou então a parte mais agradável, sempre a descer pela estrada de Vale Barris e com o pensamento no abastecimento com moscatel aos 9 kms. Este abastecimento foi efectuado no estradão da Lagartixa, logo após uma descida em que era preciso ter cautela para não haver quedas, devido a inclinação e piso irregular, com areia solta e pedras.
A servir o belo do moscatel da região, e umas deliciosas línguas de gato, estavam pessoas muito animadas e algumas vestidas a rigor, como se fossem verdadeiros empregados de mesa, de um restaurante 5 estrelas.
Chegados novamente a estrada da Baixa de Palmela foi só rolar os restantes kms ate a meta, da prova dizer que já muito tinha ouvido falar dela, agora que a efectuei, manifestar a minha satisfação, foi excepcional.
Paulo Guimarães – AMC, foi o vencedor com 46m 59s, Pedro Ribeiro – Individual – 47:39 e David Fernandes – CNB – 48:23 completaram o pódio masculino, em femininos Alexandra Sousa – GDFR – 53:42 foi a vencedora sem constetação, com Chantal Xhervelle – XL – 58:05 em 2º lugar e a fechar o pódio Isabel Moleiro SSCGD – 1:00;02
O Praticante esteve representado através de Carlos Figueira 61º Escalão / 350 geral com 1h 22m 53s.
Colectivamente em femininos CN Banco venceu – 397 pontos, 2ª SS CGD – 612 pts e 3ª SS Montepio – 1.031 pts, em masculinos GDRF Serra – 50 pts, CN Banco – 130 pts em 2º, e no lugar mais baixo do pódio Zimbra FR – 142 pts
Parabéns à organização pelo evento, e pelo convivio proporcionado a todos.
Até para o ano
Texto: Carlos Figueira
Foto: João Santos