GTS, UM TRAIL SECRETO NASCE NA CORREDOURA

GTS

O Grande Trail Secreto (GTS), é uma prova de trail running organizada pela equipa de Trail do Grupo Recreativo da Corredoura.

A prova conta com o apoio do Município de Porto de Mós e das Juntas de Freguesia de Porto de Mós; de Pedreiras e de Serro Ventoso, de várias empresas da região e de OPraticante.pt como média partner.

O evento na edição de 2022 irá apresentar 3 distâncias nas quais os atletas percorrem os vários trilhos da Serra dos Candeeiros no concelho de Porto de Mós.

Inscrições
Página da organização – G.R. Corredoura Trail Team
Página oficial do evento

Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Cedidas pela organização

Foto: Rui Sousa

Grande Trail Secreto – GTS

O GTS nasceu em Agosto de 2020 no decorrer da pandemia como prova virtual, os atletas em qualquer dia do mês de Agosto e a qualquer hora percorriam um percurso de 16km que era fornecido aos atletas via GPX que depois era partilhado com a organização por meio da plataforma STRAVA.

Foram apurados os 5 melhores tempos masculinos e femininos e foi realizada uma final em que estes 10 atletas competiram entre si presencialmente. Foi o adaptar do Trail ás restrições impostas pela COVID-19.

Em 2021 pela primeira vez o GTS tornou-se uma prova presencial, tivemos 150 atletas a correr em duas distâncias os originais 16KM e uma distância maior de 30km designada GTS PLus.

O feedback dos atletas foi excelente, a dificuldade de correr na pedra calcária, o cheiro a alecrim e o contexto histórico de passar no túnel da Serra da Pevide, que outrora foi caminho de ferro para o transporte do carvão das minas da Bezerra para a Central termoelétrica que fornecia eletricidade para Porto de Mós e Batalha.

GTS

3 percursos secretos, que só serão revelados a 18 de setembro

Em 2022 estamos a preparar uma festa maior, para isso apresentamos 3 percursos, que só iremos divulgar no dia da prova, a 18 de Setembro, são secretos e até lá só revelamos as distâncias e altimetria que sempre respeitamos.

Um destes três percursos será uma nova distância de 10km denominada GTS START que visa todos os atletas que se pretendem iniciar na modalidade ou que preferem competições mais curtas.

O grande desafio será o GTS Plus, com a distância de 30km e percorrendo 4 freguesias do concelho de Porto de Mós será a prova pontuável para a Taça de Portugal da ATRP e final do Campeonato Distrital de Trail Longo da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL).

GTS

Nesta distância podemos apenas revelar a passagem dos atletas pelo Trilho das Mós, pelas remotas lapas da Portela do Vale do Espinho e pelo imponente moinho do Picoto já na Freguesia de Serro Ventoso.

Para nós o Trail Running é mais do que correr na natureaza, é viver a natureza, respeitando os seus valores a suas história e as suas gentes, sempre em espirito de festa que junte várias gerações em torno da modalidade.

GTS

Fica o convite para nos visitarem no dia 18 de Setembro na localidade da Corredoura e virem conhecer os trilhos secretos que preparámos para vós.

Parceiros

Deixe uma resposta