Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Núcleo Subaquático Coimbra vence Campeonato Hóquei

Campeonato Nacional Hóquei Subaquático

12-Hóquei-vencedores

A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) deu continuidade à época desportiva 2015/2016 do Hóquei Subaquático com a realização do Campeonato Nacional, no dia 5 de Junho, nas piscinas municipais da Mealhada.

O Núcleo Subaquático de Coimbra (NSCBR) sagrou-se Campeão nacional pela primeira vez na sua história e o restante pódio, desta modalidade desportiva praticada em apneia numa piscina, ficou constituído em segundo lugar pelo clube Aquafit de Vila Real, um estreante na competição, e em terceiro lugar a Associação SHARKS de Coimbra.

Hóquei Subaquático joga-se…

12-Hóquei-jogo

O Hóquei Subaquático joga-se numa piscina que tenha as dimensões entre os 20 e 25 metros de comprimento, 12 e 15 metros de largura, deve ter uma profundidade mínima de 1,80 metros (mínimo para competições oficiais, para treinos qualquer piscina pode ser utilizada) e máxima de 3,65 metros, desde que a inclinação máxima não exceda os 10%, o ideal será 2,20 metros de profundidade constante.

As equipas são constituídas por 6 atletas e mais 4 suplentes sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo uma baliza com 3 metros de comprimento e 18 centímetros de largura onde deve ser introduzido o disco (1,3 kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza.

A FPAS aproveita para agradecer à Camara Municipal da Mealhada pela disponibilização das instalações e à Associação Sharks de Coimbra pelo excelente acolhimento e colaboração na organização deste Campeonato Nacional e a O Praticante pela promoção do evento.

12-Hóquei-premiados

Em Setembro está prevista a realização da Taça de Portugal de Hóquei Subaquático, oportunamente a FPAS informará o local e respectiva data.

Referências históricas

O Hóquei Subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alain Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ”Octopush”, o Hóquei Subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento, número de jogadores e outros factores decisivos para transformá-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.

Actualmente é praticado em quase todos os países da Europa, com destaque para o Reino Unido, França e Holanda que são as maiores potências. A nível Mundial temos países como a África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canadá.

Em Portugal, a modalidade existe oficialmente desde 2007, tendo ocorrido experiências prévias a esta data, mas só nesse ano foi criado o primeiro Clube oficial de Hóquei Subaquático e, desde então, o crescimento tem sido muito significativo.

Para conhecer melhor a FPAS e as modalidades que representa, sugerimos uma visita pela página.

O Video do jogo aqui

Texto: Lourenço Silveira
Fotos: FPAS

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta