NA HORA DE ESTREAR CAMPEÕES

Braga

Foto: Runporto

Portugal vai conhecer novos campeões em estrada, no próximo domingo (7 de abril), em Braga, com a realização dos Campeonatos de Portugal de Meia-Maratona e os Campeonatos Nacionais de 5 km em estrada.

Ambas as competições integram o programa desportivo da Caravela Meia-Maratona de Braga, que celebrará a sua oitava edição.

Esta será a primeira edição destes campeonatos, a replicarem o que se passa com a prova de maratona, integrando uma realização já existente.

Leia também

OS PRIMEIROS CAMPEÕES DE PORTUGAL SÃO CONHECIDOS EM BRAGA

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Campeões

Em Braga podem ser alcançadas marcas de qualificação

Num ano particularmente importante, uma vez que os campeonatos europeus de atletismo, em Roma (no próximo mês de junho), integram esta distância, será interessante observar se algum dos atletas portugueses conseguem alcançar as marcas de qualificação direta (1h03m, em masculinos, e 1h12m, em femininos) para a prova, que tem como local de partida o centro da cidade romana e que terminará em pleno estádio olímpico.

Refira-se, a propósito, que já quatro atletas têm marca de qualificação direta: Samuel Barata (SL Benfica), Susana Santos (RD Águeda), Salomé Rocha (Sporting CP) e Solange Jesus (SC Braga).

Nesta edição da prova, a organização (a cabo da Runporto) destaca as presenças de Hermano Ferreira (Casaense), Nuno Lopes (Vitória FC) – o vencedor da edição de 2023 -, Miguel Borges e Luís Saraiva (SC Braga), entre outros atletas masculinos, e de Vanessa Carvalho – vencedora das edições de 2019 e 2021 – e Sara Duarte (ambas SC Braga), Sara Moreira (CD Feirense) e Carla Martinho (RD Águeda), entre outras.

A corrida de distância de meia-maratona tem o seu início às 9h30, na Avenida João Paulo II, em Braga.

campeões
Vanessa Carvalho (SC Braga) vencedora da Meia Maratona de Braga em 2019

Nacionais de 5 km vão proporcionar os primeiros títulos de Campeões

Mais tarde (9h35), nesta manhã de domingo, têm lugar os primeiros nacionais de 5 quilómetros em estrada, competição coletiva (pontuam os quatro primeiros de cada equipa) e individual, para os escalões de sub-20, sub-23, absolutos e veteranos (que aqui têm o seu campeonato oficial).

Não é comum a existência de provas na distância de 5 km, mas é uma distância em que existem campeonatos mundiais e, com início neste ano, permite também pontuar para os World Rankings, para a variante de provas de 5000 metros, uma das duas formas de acesso a grandes competições internacionais (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus).

Cross de La Constitución
Mariana Machado

Entre os nomes anunciados pela organização avulta os de Mariana Machado (SC Braga), a campeã nacional de corta-mato, que assim corre na sua cidade natal, Mónica Silva (SC Braga), Beatriz Rios e Mafalda Reis (ambas do Sporting CP).

Quanto à prova masculina, duas equipas “enchem” a atenção nas listas de inscritos: Sporting Clube de Braga e Sport Lisboa e Benfica.

A formação minhota apresenta muito dos seus meio-fundistas, desde Davide Silva a Tiago Santos, passando pelo jovem Afonso Gomes.

Enquanto a formação lisboeta tem muitos dos seus destaques na lista: Etson Barros, Samuel Barata, André Pereira, Isaac Nader, entre outros.

Haverá ainda uma prova de 5 km para atletas sub-18, que será também campeonato nacional do escalão.

Parceiros

Deixe um comentário