HUGO RIBEIRO FAZ “DOBRADINHA” NA MADEIRA E COIMBRA
Hugo Ribeiro (Leixões SC) e Helena Rodrigues (Condeixa AC) venceram este domingo a prova de 3 km do XIV Torneio Águas Abertas do Mondego.
O evento encontrava-se integrado no Circuito Nacional de Águas Abertas 2024.
Leia também
HUGO RIBEIRO E MAFALDA ROSA VENCEM MIUS
Depois de vencer o MIUS na Madeira, Hugo Ribeiro veio até Coimbra vencer também
O experiente nadador do Leixões, que no sábado dominou a prova de 3,5 km do MIUS – Madeira Island Ultra-Swim 2024, esteve no domingo em Coimbra para voltar a vencer destacado, concluindo o percurso de três voltas de 1000 metros, com partida junto ao Parque Verde do Mondego, com 34.57,4 minutos.
O segundo e o terceiro lugar foram disputados pelos jovens Marco Oliveira (CN Académico) e Tiago Canelas (Fluvial Portuense), segundo e terceiro, respetivamente a 1.36 e 1.38 do vencedor.
Parece fácil de conciliar, mas entre competições, viagens e o seu trabalho, é obra conquistar estas duas vitórias
Hugo Ribeiro declarou à nossa equipa de reportagem “Neste fim de semana estive presente no MIUS (Madeira) no sábado e na Travessia do Mondego (Coimbra) no Domingo.
Relativamente ao MIUS, fui como nadador convidado pela ANM (Associação de Natação da Madeira).
No entanto, apesar de ser um evento de 2 dias e várias distâncias, apenas pude participar nos 3,5km de sábado (prova do circuito nacional de AA, como a do Mondego) por motivos profissionais, pois tinha de estar às 20h no Porto para trabalhar até às 24h (turno de trabalho no IKEA).
Já domingo, como tive de regressar, aproveitei para competir na prova do Mondego, que acaba por não ser muito longe para mim.
Neste desporto este tipo de situações é normal.
É uma modalidade sazonal, acabando por existir inevitavelmente sobreposição de provas nacionais e internacionais e, muitas vezes, não querendo perder oportunidades ou convites para determinados eventos, temos de nos sacrificar e adaptar, de modo a retirar o melhor possível de cada situação.
Em termos competitivos, o objetivo era vencer ambas as provas.
Ainda estou em recuperação física, nomeadamente ao nível dos ombros, após a Maratona de Capri-Napoli 36km que fiz na semana anterior em Itália, pelo que não sabia ao certo como o corpo iria reagir.
Apesar de não me sentir ainda a 100%, acabou por correu dentro do planeado.
Consegui impor o meu ritmo em ambas as provas, controlando praticamente desde início e ficar com a vitória final, o que foi bastante positivo.“
“Os focos principais da época já foram realizados, começar a pensar na próxima época e em novos objetivos” Hugo Ribeiro
“Nesta época, através da parceria com a Betano pelo Programa Heróis Betano, os focos principais da época já foram realizados:
70ª Traverseé Internationale du Lac St Jean 32km 🇨🇦 ;
e 59ª Maratona del Golfo Capri-Napoli 36km 🇮🇹 (1º português a termina-la, com 7º lugar entre a elite mundial);
pelo que a época de Águas Abertas em si está a terminar.
Neste momento estou a começar a pensar na próxima época e em novos objetivos.
No entanto, já tenho 36 anos e não sou profissional da modalidade (infelizmente), estando dependente da minha vida laboral e familiar, assim como do apoio de parceiros/patrocinadores, pelo que ainda nada está decidido.“
Helena Rodrigues que foi segunda no MIUS, veio a Coimbra ser vencedora
Na competição feminina, Helena Rodrigues, que ontem esteve também no Funchal onde foi segunda após Mafalda Rosa, venceu no Mondego com 36.51,1 minutos.
A nadadora portuguesa fez menos 22 segundos que a individual Marta Pimentel e 32 segundos de Marta Aguilar (C. Náutico Académico).
Nos masters, os primeiros da classificação geral foram Mauro Inácio (Master D, C.N. Litoral Alentejano), com 38:34,0, e Ana Rodrigues (Master A, Galitos/Bresimar), com 46:30,5.
O XIV Torneio Águas Abertas do Mondego 2024 é organizado pela Associação de Natação de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra.