Coluna Dto
Coluna Esq

Iago Bebiano conquista medalha de bronze

Portugal encontra-se representado por 21 atletas no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de Velocidade. A Equipa Nacional está em Racice, na República Checa, numa competição que reúne cerca de 700 canoístas oriundos de 35 países, e o destaque do ultimo dia foi para Iago Bebiano.

Além dos 21 canoístas, a comitiva portuguesa integra os técnicos nacionais Tiago Lourenço, Leonel Correia e Jaroslav Randon.

Iago Bebiano subiu ao pódio no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de Velocidade

Iago Bebiano conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de Velocidade, encerrando da melhor forma a excelente participação da comitiva portuguesa na competição realizada em Racice, na República Checa. Na prova de K1 Júnior 200 metros, o canoísta português terminou com o tempo de 37.856 segundos, atrás do campeão europeu Daniel Atkins (Grã-Bretanha) e do vice-campeão Nikita Barannikov (Rússia).

Maria Oliveira esteve muito perto das medalhas

Quem também esteve muito perto das medalhas foi Maria Oliveira, que terminou a final A de K1 Júnior Feminino 200 metros na 4.ª posição, com o registo de 44.172 segundos. O pódio desta prova foi formado por Irene Bellan (Itália), campeã da Europa, seguida por Ivanna Dyachenko (Ucrânia) e por Veranika Leaniuk (Bielorrússia).

As restantes disciplinas em acção neste dia

Destaque, também, para a prestação do K4 Sub-23 500 metros que concluiu a sua participação no Europeu na 5.ª posição. Ruben Boas, Igor Pinho, João Pereira e Kevin Santos alcançaram o tempo de 1:24.304 minutos, muito próximos dos lugares medalhados que foram ocupados, por esta ordem, pela Bielorrússia, Eslováquia e Rússia. A Alemanha garantiu o 4.º posto.

Na prova de C1 Júnior 200 metros, César Soares, com o registo de 44.543 segundos, alcançou a 6.ª posição numa distância que foi ganha pelo ucraniano Pavlo Borsuk. A medalha de prata foi para Stanislau Savelyeu (Bielorrússia), enquanto o checo Jiri Minarik ficou com a medalha de bronze.

Iago Bebiano, Bruno Macedo, Francisco Santos e Tiago Henriques concluíram a final A de K4 Júnior 500 metros no 8.º lugar, com o tempo de 1:29.900 minutos. A Alemanha é a nova campeã da Europa, com a Rússia a garantir o título de vice-campeã europeia. A França fechou o pódio.

Noutra final A do último dia do Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 de Velocidade, Portugal alcançou o 8.º lugar através da canoa de Ana Rodrigues e Márcia Faria. Na prova de C2 Sub-23 Feminino 500 metros, as portuguesas terminaram com o tempo de 2:21.568 minutos e viram a equipa ucraniana sagrar-se campeã da Europa. Moldávia e Bielorrússia completaram o pódio.

Márcia Aldeias ganhou a final B da prova de K1 Sub-23 Feminino 200 metros, com o registo de 44.098 segundos, obtendo, desta forma, o 10.º lugar da classificação geral. Também na final B, mas na prova de K1 Sub-23 200 metros, Kevin Santos obteve a 7.ª posição, com o registo de 37.781 segundos.

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Canoagem

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta