Igor João Bicampeão de Andaluzia em El Puerto Stª Maria

Igor João

Igor João - Foto Soraia S.

EL Puerto de Santa Maria foi a cidade escolhida para a ultima prova do Campeonato de Andaluzia 2017/2018, prova que se realizou no dia 11 de fevereiro, organizada pela equipa C.D. Tarsis Mushing Team, e onde Igor João se sagrou Bicampeão da Andaluzia.

Mario Rodriguez

Esta equipa é liderada por Mário Rodriguez e Javier Del Rio Muñoz dois grandes atletas, que para além de terem uma grande preparação física, também têm muita técnica, espírito de aventura e boa disposição, esta última característica está muitas vezes ligada ao surf, mas na verdade é importante em todos os desportos e no mushing é fundamental.

Todo este conjunto tem sido o reflexo dos resultados, pois Mário que era um campeão na classe do canicross no ano passado, sagrou-se Campeão Regional de Andaluzia na categoria trotineta com um cão.

Enquanto que Javier foi tetra campeão de Andaluzia na categoria Bikejoring no ano anterior, este ano decidiu mudar de categoria para trotineta com um cão, ficando em segundo no campeonato de Andaluzia, mas subiu ao pódio em terceiro lugar no Campeonato de Espanha.

Javier Del Rio Muñoz

El Puerto é uma cidade grande e turística

Estes dois desportistas descrevem esta cidade como um local fantástico para viver e para visitar.

” El Puerto é uma cidade grande e turística, com praias longas e bonitas ideais para se praticar desportos aquáticos, como o surf, vela, kitesurf, windsurf, canoagem e desportos terrestres como o running, btt e como não podia faltar o mushing.
A prova teve lugar no parque Guadalete um local novo e reabilitado.
Onde antes existia um aterro sanitário, hoje é um excelente sitio com mais de 8 mil plantas repovoadas que faz ligação à baía de Cádiz.
Local que recebeu mais de 70 participantes das diversas categorias e apadrinhou uma gincana deste desporto para os mais pequenos“.

Foto: Rubén Luíns Fotografia

Este parque tinha um piso fantástico para as patas dos cães, um local de areia, sem pedra, com erva mas que não prejudicava em nada a marcha da equipa, 4 km e 600 metros para as categorias canicross, bikejoring e trotineta e cerca de 400 metros para os mais novos.

Hassan Rodiguez

Uma pista onde apenas existia uma pequena subida e uma pequena descida e de resto era tudo plano apesar das curvas algumas apertadas que com a velocidade se tornavam mais difíceis de fazer, como foi o caso da primeira curva e da curva na descida, no entanto estas curvas deram para tentar apurar as técnicas de derrapagens.

Hassan Rodriguez da equipa DunHuellas Mushing (na foto) descreve a passagem na primeira curva como ” um conjunto de grande velocidade, com a vontade natural de um cão a puxar”.

Igor João Bicampeão de Andaluzia

Em relação à prova eu Igor João apenas precisava de chegar ao fim para me sagrar Bicampeão de Andaluzia na categoria de trotineta com dois cães, com os meus cães Bolt e Mike, mas na verdade o meu objectivo e a razão de tanto treino era ganhar o primeiro lugar e assim foi, dei o meu máximo e consegui ganhar, os outros vencedores da minha categoria foram 2º Lugar Fernando Aragón e em 3º Lugar Julio Reyes.

Igor João, Fernando Aragón e Julio Reyes

Ao longo de todo este campeonato a caminhada não foi fácil pois furei na primeira prova e fiz o percurso quase todo a pé para chegar ao fim em Ronda, a areia em Rocio, a subida de Benahavis, os charcos em Manilva e a lama de Priego foram outras “dores de pernas“.

Mas o que tornou mais difícil foi a qualidade dos meus adversários onde todos eles tem muito valor, embora todos com características diferentes, onde não posso destacar nenhum por respeito a todos, um campeonato que no fundo teve uma rivalidade saudável.

Igor João
Igor João – Foto Soraia S.

Quero agradecer a todos os amigos e familiares, ao SFOA Cycle Team, ao PB Can Sport Team, ao Hotel do Cão no Algarve, ao NT Cars, e a O Praticante o meu MUITO OBRIGADO por todo o apoio nesta época fantástica, pois a minha temporada chegou ao fim devido ao facto de não morar em Espanha, embora ainda haja muitas provas por toda a Espanha ate ao final de Março, depois desta data a competição pára devido ao calor, uma vez que pode ser prejudicial para os cães.

John Nordmann “Excelente ambiente e entusiasmo”

John Nordmann um dos responsáveis da direcção deste campeonato diz-nos ” Esta prova resumiu muito bem o que aconteceu durante toda esta temporada em Andaluzia.
Excelente ambiente e entusiasmo por parte dos corredores e organizadores de cada prova, onde todos colocam os seus interesses de parte para que estas se tornem num sucesso.
Grande assistência de publico de todas as idades para verem estes atletas a promoverem as suas diferentes categorias e as novas gerações.
Nesta prova tivemos a demonstração de uma rapariga pequena com trotineta e dois cães e de uma rapariga de treze anos em bikejoring.
No futuro o trabalho irá continuar com as gerações maiores mas também com as mais pequenas“. “Mucho Mushing

Juan Carlos Lemos Valdes

E embora estivéssemos a poucos quilómetros de Cádiz houve um atleta que teve que fazer uma escolha ou optava por uma prova perto da sua cidade ou participava numa prova destinada à sua raça preferida.

Este atleta foi Juan Carlos Lemos Valdes do Clube Canicross de Cádiz, pois neste mesmo dia realizou-se o Campeonato de Espanha de Canicross e Bikejoring para cães da raça Pastor Belga em Fuenterrabía (País Basco), uma prova organizada pela CEPPB e pela Federação Canina de Espanha.

Das quatro variedades do pastor belga destaco a Malinois, que para mim é a que tem a melhor linhagem de trabalho, não apenas como pastoreia, mas também para guarda e para desportos caninos como o mushing e o agility por ser uma raça muito versátil, muito rápida, dedicada ao trabalho e ao facto de quer sempre agradar.

Primeiro Lugar Campeonato Espanha para Pastores Belgas

Juan Carlos alcançou o 1º Lugar em Bikejoring e como vencedor poderá representar a Espanha no Campeonato do Mundo que irá decorrer na Eslovénia, Parabéns Juan Carlos.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Igor João / SFOA Cycle Team

Parceiros

Deixe uma resposta