Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Internacionais Juniores, Portugal sagra-se Vice-Campeão

Terminou este domingo a décima primeira edição do Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal, disputada no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha, que viu os atletas da seleção nacional brilharem e alcançarem o melhor resultado internacional dos últimos anos para as cores portuguesas, no escalão de sub-19, com a chegada à final da dupla Mariana Neves/Rodrigo Almeida na prova de pares mistos.

Internacionais
Rodrigo Almeida e Mariana Neves

O par português apenas foi derrotado pelos finlandeses Joakim Oldorff e Jannica Monnberg pelos parciais de 21-15/21-15 num encontro em que contou com o forte apoio do público que esteve presente para os apoiar neste momento sem igual.

Uma derrota que não ofusca a excelência da prestação de Rodrigo e Mariana que na sua caminhada até à final derrotaram pares de fortes nações como Escócia, Espanha, França e Rússia exibindo uma qualidade de jogo assinalável que os levou a cimentar um lugar na história da competição.

Internacionais
Rodrigo Almeida e Mariana Neves

Bom nível dos atletas da seleção nacional não se cingiu à prova de pares mistos

O bom nível dos atletas da seleção nacional liderada por Jorge Cação, Fernando Silva e Diogo Silva não se cingiu à prova de pares mistos.

Prova de singulares femininos

Na prova de singulares femininos destaca-se a prestação de Ana Fernandes que foi eliminada nos oitavos de final pela búlgara Gergana Pavlova num encontro apenas decidido no terceiro set.

Exibindo a sua capacidade de luta e garra habituais, a portuguesa acabaria derrotada por 17-21/21-14/21-12. A prova acabaria por ser ganha pela segunda pré-designada Dounia Pelupessy (Suíça).

Ana Fernandes

Prova de singulares masculinos

João Chang foi o maior destaque entre os portugueses que competiram na prova de singulares homens. Chang avançou duas rondas tendo sido apenas parado pelo número 12 do Ranking Mundial, o indiano Varun Kapur, por 21-11/21-12 num jogo em que, apesar do resultado final, o português demonstrou uma capacidade mental assinalável perante o poderio adversário e que já tinha feito a diferença nas suas vitórias prévias.

O «carrasco» de João Chang viria a ser derrotado apenas na final, pelo atual Campeão da Europa de Sub17, Mads Juel Moller (Dinamarca), que conquista finalmente a prova portuguesa depois de esta lhe ter escapado na final do último ano.

Internacionais
João Chang

Prova de pares

Por fim, nas provas de pares realça-se a obtenção de mais duas presenças nos oitavos de final, para o par homem João Chang e Diogo Glória e para o par senhora de Carolina Silva com a sueca Thyra Hultman, em eventos ganhos por Stanislav Prokura/Mikhail Shepyrev (Rússia) e Judith Mair/Chiara Passeri (Itália) respetivamente.

Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal

A edição de 2019 dos Internacionais Juniores de Portugal encerra assim como a mais positiva dos últimos anos para a seleção nacional com vários atletas portugueses a destacarem-se entre as duas centenas de jogadores presentes naquela que é uma das provas mais participadas e elogiadas do Circuito Europeu de Juniores.

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Badminton

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta