Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

IRONMAN em Barcelona – PAULO ANTUNES é o 1º torrejano a finalizar um IRONMAN

(3,8 km natação, 180 km ciclismo, 42,2 km corrida)

PAULO ANTUNES, o atleta e treinador da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, terminou no domingo, dia 5 Outubro o seu 1º IRONMAN em Calella-Barcelona, no 41ºlugar no seu grupo de idades 35-39 anos, numa prova aonde participaram perto de 2600 atletas, entre profissionais e amadores oriundos de 61 países.
As expetativas eram enormes e o atleta torrejano tinha dois objetivos em mente, o 1°acabar num lugar que lhe desse acesso ao Campeonato do Mundo em Kona no Hawai em 2015, e o 2°, acabar a prova e passar a ser o 1º torrejano a realizar um IRONMAN.
A partida foi realizada em vagas. Os primeiros a partir foram os profissionais, e daí por diante partiram os vários age groups com diferenças de 3′ a separar cada uma delas. Paulo Antunes partiu numa vaga a 17′ dos pros e desde logo colocou um ritmo bastante forte que fez com que andasse a fazer zig zags para ultrapassar as vagas que partiram imediatamente à sua frente. No final da natação saiu com 48′, mais 30″ que o melhor profissional. No ciclismo mais uma vez rolou bastante forte e terminou este segmento de 180km com uma média de 38,4 km/h a 5″ do primeiro atleta do seu age group. Na corrida ainda chegou a assumir a liderança e ao km 27 da maratona encontrava-me no 4º lugar do seu escalão e em 16° da geral (profissionais incluídos).
A partir desse momento uma cólica, várias paragens e grande parte do restante percurso a andar fez com que saísse dos lugares de apuramento para o Mundial e que perdesse muito tempo e posições até ao final. O balanço final foi bastante positivo uma vez que conseguiu completar a distância Ironman que era um sonho de pequeno. O resultado podia ter sido muito melhor mas os imponderáveis podem sempre aparecer. Paulo Antunes, deixa um agradecimento muito especial ao Clube de Natação de Torres Novas (SECÇÃO DE TRIATLO) e aos seus atletas pelo apoio e compreensão que têm vindo a demonstrar e lhe terem permitido cumprir mais um sonho.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta