Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

IV BTT Queiriga e a beleza natural

Queiriga

Queiriga é uma aldeia portuguesa, do concelho de Vila Nova de Paiva -Capital Ecológica, distrito de Viseu, situa-se a cerca de 4 Km da margem esquerda do rio Paiva e a cerca de 3,5 Km da margem direita do rio Vouga. É conhecida como a aldeia mais francesa de Portugal pelo facto de a sua população quintuplicar com a chegada dos emigrantes em julho e agosto. A freguesia de Queiriga situa-se numa zona onde existem muitos pontos de interesse, desde monumentos nacionais e históricos, praias fluviais e uma flora deslunbrante.

queiriga2016printA3IV BTT Queiriga

O IV BTT Queiriga proporciona aos seus participantes desfrutar das suas magníficas paisagens naturais e contemplar outros magníficos pontos de interesse como a Orca dos Juncais (monumento nacional), antigas minas de volfrâmio da Queiriga e Parque Botânico Arbutus do Demo.

Orca dos Junquais

Na sequência de uma série de intervenções arqueológicas ao longo do século passado, a Orca dos Juncais é, actualmente, constituída por uma câmara funerária, de planta poligonal, composta por nove esteios. Sublinham-se as pinturas a ocre apresentadas em sete esteios, merecendo destaque a cena de caça do segundo esteio do lado sul e os motivos da laje da cabeceira (“pele esticada”), encimada por dois cervídeos. A câmara é coberta por uma grande laje, monolítica, sub-rectangular.

Queiriga-gruta

Quanto ao corredor, trata-se de um corredor longo constituído por oito esteios de cada lado, desconhecendo-se, porém, a localização de dois esteios e presumindo-se a extracção de um deles do fragmento pintado com dois antropomorfos, depositado no actual Museu Nacional de Arqueologia. Uma das particularidades deste monumento decorre precisamente do seu extenso corredor, inicialmente estreito mas alargando gradualmente e atingindo o máximo de largura a meio para voltar a estreitar junto à entrada na câmara.

Releva-se ainda o facto deste monumento se apresentar parcialmente revestido pela mamoa, que atinge o topo dos esteios da câmara.

Queiriga-gruta-tecto

Contemplar este monumento é contemplar a memória viva do nosso passado, que encerra a nossa identidade, do qual decorre o nosso papel de preservar, salvaguardar, usufruir e divulgar.

Beleza natural e paisagens magnificas

Queiriga-BikeAs passagens junto aos rios, ribeiros, serras e suas encostas deslumbram pela sua beleza natural e tranquilidade. O seu relevo proporciona magníficos percursos BTT, desde as partes mais rolantes, aos trilhos mais exigentes tecnicamente.

As centenas de atletas que participaram nas edições anteriores são testemunho que o BTT Queiriga é uma oportunidade de conhecer um pouco a beleza das terras do Alto Paiva de forma divertida e participar num grande convívio, onde reina a boa disposição e simpatia dos Queiriguenses. Além disso, existem ainda magníficos prémios para os primeiros classificados.

Mais informação aqui.

Página do evento no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta