IVAN DOMINGUES E O SONHO DE CHEGAR À FÓRMULA 1

Ivan Domingues - Foto: Instagram do piloto

O piloto português Ivan Domingues (Van Amersfoort Racing) regressa este fim de semana à competição no Mundial de Fórmula 3 em Spielberg (Áustria).

Uma altura em que o piloto português luta pelo “objetivo de chegar à Fórmula 1”.

Leia também

IVAN DOMINGUES: “UM VERDADEIRO PRIVILÉGIO”

Fonte: Lusa

“Não depende só dos resultados e do talento. É preciso um país querer e acreditar”

O piloto natural de Leiria, de 19 anos, compete este ano pela primeira vez neste que é um dos campeonatos de acesso ao Grande Circo.

Onde venceu a corrida sprint da jornada anterior, em Barcelona (Espanha), naquela que foi a quinta de 10 rondas do campeonato.

Esta vitória significa muito para mim. Fui o primeiro português a vencer uma corrida do campeonato da FIA F3 nos últimos 12 anos.

É uma coisa que ambicionava muito. Ouvir o hino no pódio foi marcante”, contou em declarações à agência Lusa.

Ivan Domingues, que começou a carreira nos karts, admite que neste campeonato de Fórmula 3, que acompanha algumas das rondas do Mundial de Fórmula 1, “o nível é muito alto”.

Na lista de inscritos encontram-se pelo menos dois apelidos conhecidos da Fórmula 1.

Charlie Wurz é filho de Alexander Wurz, antigo piloto de Fórmula 1 que passou por equipas como Benetton, McLaren e Williams, entre 1997 e 2007.

Branco Badoer é filho de Luca Badoer, que passou por equipas como a Lola, a Minardi ou a Ferrari (substituiu Felipe Massa no GP da Europa).

Sempre corri nos campeonatos mais fortes da Europa. Este tem a particularidade de ter muito poucas voltas antes de cada qualificação.

Os treinos são limitados. Isso causa dificuldades para os estreantes até compreendermos e apanharmos o jeito.

No início é difícil e os resultados não aparecem”, explicou Ivan Domingues.

Ivan Domingues
Ivan Domingues – Foto: Instagram do piloto

Ivan Domingues “Os nossos desafios e dificuldades mantêm-se.”

Mas no GP de Espanha já se verificou um cenário diferente, com uma vitória na corrida sprint e um sexto lugar na corrida principal.

Na segunda parte da época, que agora começa na Áustria, a ideia é continuar a evoluir.

O objetivo, embora tenhamos ganho esta corrida, permanece o mesmo. Os nossos desafios e dificuldades mantêm-se.

Temos de melhorar a qualificação. Uma décima pode dar 10 ou 15 posições. Quero continuar a aprender e a melhorar.

Se continuarmos a fazer isso e a melhorar a cada dia logo se vê o que poderá acontecer”, disse.

Ivan Domingues não esconde que tem o sonho de dar o salto para o maior campeonato mundial do automobilismo.

Obviamente, o objetivo é chegar à Fórmula 1. Não depende só dos resultados, da velocidade e do talento. É preciso um país querer e acreditar.

É preciso grandes apoios e que o país e as marcas portuguesas também queiram, tanto para o benefício dos atletas como das marcas, até para se valorizarem”, sublinha Ivan Domingues.

O piloto leiriense sublinha que “muitos dos fundos vão para o futebol”.

Mas o jovem de 19 anos entende que “para algumas marcas se valorizarem terão de investir um bocadinho fora do futebol”.

Agora segue-se mais uma prova em solo europeu, em Spielberg, na Áustria.

Acho que vai ser uma pista em que a qualificação vai ser muito importante. Tem poucas curvas.

O fim de semana não ficou decidido na sexta-feira mas quase. A qualificação vai ser muito importante”, sublinha.

Ivan Domingues
Ivan Domingues – Foto: Instagram do piloto

“É uma honra e um orgulho poder partilhar o mesmo local dos pilotos de F1.”

Uma particularidade deste campeonato é fazer corridas paralelas ao Mundial de Fórmula 1.

É uma honra e um orgulho poder partilhar o mesmo local dos pilotos de F1. Não temos muito contacto porque temos ‘paddocks’ paralelos.

De vez em quando vemos um ou outro piloto e vemos os mecânicos e engenheiros”, conta.

Os carros de Fórmula 3 têm cerca de 400 cavalos de potência, cerca de metade do que um Fórmula 1.

Já os monolugares da Fórmula 2 (a categoria acima) têm os mesmos motores mas com turbo, o que lhes dá mais 200 cavalos do que um F3.

Tendo começado a competir nos karts com oito anos, Ivan Domingues tem no neerlandês Max Verstappen (Red Bull) uma das referências.

Mas admite que, este ano, os McLaren são o alvo a abater no campeonato de Fórmula 1.

Os McLaren estão muito fortes. Mas não gosto de subestimar o Max, é uma referência minha e sei quão bom ele é”, destaca.

Parceiros

Deixe um comentário