JOANA DIOGO ALCANÇA TOP5

Joana Diogo vs Yeqing Zhu - Foto: Kulumbegashvili Tamara

Joana Diogo alcançou o 5º Lugar no primeiro dia do Grand Prix Dushanbe 2023, que se cumpriu esta sexta-feira, 2 de junho, na capital do Tajiquistão.

O dia inaugural da prova contou com a presença dos judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo 2 Portugueses.

Página da Federação Portuguesa de Judo

A judoca Lusa Joana Diogo esteve na luta pelo bronze

Joana Diogo (-52 kg) estreou-se na segunda eliminatória, com um combate equilibrado contra a israelita Yarden Raab (97ª).

A portuguesa começou melhor ao pontuar ‘wazari’ aos 84 segundos, mas a atleta de Israel conseguiu igualar a apenas 30 segundos do tempo regular.

Na reação, a apenas 6 segundos do ‘golden score’, a conimbricense pontua o ‘ippon’ que selou a vitória. Encontrou a nº22 do ranking, Sita Kadamboeva (Bronze no Grand Slam de Antalya 2023) nos quartos-de-final.

A judoca do Uzbequistão adiantou-se no marcador por ‘wazari’ aos 36 segundos e conseguiu defender a vantagem até ao final dos 4 minutos.

A portuguesa regressou às vitórias na repescagem, assegurando a presença no Bloco de Finais, após ultrapassar a espanhola Estrella Lopez Sheriff (17ª, Prata no Grand Prix Portugal 2023) por ‘hansoku-make’ (desqualificação) logo aos 28 segundos.

Na luta pelo Bronze, perante a chinesa Yeqing Zhu (37ª), assistiu-se a um início equilibrado, mas a asiática pontuou ‘ippon’ aos 2 minutos e 15 segundos.

Com este resultado, Joana Diogo alcança um honroso 5º lugar.

Muhammadsoleh Quvatov vs Rodrigo Lopes – Foto:Kulumbegashvili Tamara

7ª posição para Rodrigo Lopes

Na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou o israelita Ariel Shulman (84º, vencedor da Taça da Europa de Riga 2022), pontuando dois ‘wazari’ em cerca de 95 segundos.

Nos quartos-de-final, encontrou o jovem Mehrzod Sufiev (335º, segunda participação em provas internacionais), do Tajiquistão.

Motivado pelo público, o atleta da casa conseguiu superiorizar-se por ‘ippon’.

Na repescagem, em busca da luta pelo pódio, voltou a enfrentar um judoca do Tajiquistão – Muhammadsoleh Quvatov (135º) e a ceder, por ‘wazari’.

Com este resultado, Rodrigo Lopes termina na 7ª posição.

Grand Prix Dushanbe 2023

O país anfitrião estreia-se na organização de um Grand Prix, que reúne alguns dos Melhores Judocas do Mundo, num total de 315 Atletas (140 Femininas e 175 Masculinos) em representação de 40 Países.

A Seleção Portuguesa é composta por 4 Judocas – Joana Diogo (-52 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).

As eliminatórias recomeçam este sábado, 3 de junho, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas.

Anri Egutidze é o único representante luso em ação. Os combates têm início às 11h30 locais (07h30 em Portugal Continental).

Parceiros

Deixe um comentário