Joana Ramos conquista Bronze no Grand Prix de Tbilissi

Joana Ramos - Foto de arquivo

Chegou ao fim o primeiro dia do Grand Prix de Tbilissi 2017 que se cumpre até este domingo. Portugal alcançou uma Medalha de Bronze, duas 5ª posições e um 7º lugar.

O “New Sports Palace” na Geórgia, recebe 251 Atletas (164 masculinos e 87 femininas) em representação de 36 países.

Portugal está presente com 9 JudocasJoana Diogo (-48 kg),Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Yahima Ramirez(-78 kg), David Reis (-66 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Luís Carmo (-73 kg) e João Martinho (-81 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Go TsunodaAna Hormigo e Pedro Soares (treinador do Sporting Clube de Portugal que participa a expensas próprias para acompanhar os judocas leoninos), e pelo fisioterapeuta Sérgio Morais.

Esta sexta-feira entraram nos tatamis Joana Diogo (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), David Reis (-66 kg) eSergiu Oleinic (-66 kg).

Nos -52 kg femininos, Joana Ramos entrou a vencer a húngara Bernadett Keliger, mas cedeu por ippon na segunda ronda contra a Bicampeã Europeia Charline Van Snick da Bélgica. A Judoca do Sporting Clube de Portugal não se deixou afetar pelo resultado e voltou ao caminho das vitórias nas repescagens, derrotando a britânica Chelsie Giles. No último e derradeiro combate somou dois warari, sendo que no segundo conseguiu transitar para uma técnica de imobilização que lhe valeu um ippon (após 20 segundos de imobilização da adversária) e a respetiva Medalha de Bronze.

Sergiu Oleinic (-66 kg) derrotou o lituano Andrej Klokov na sua estreia na competição. Na segunda ronda não conseguiu repetir o resultado, perdendo contra ao brasileiro Charles Chibana. Nas repescagens teve pela frente o campeão asiático – Altansukh Dovon, mas não se deixou intimidar e derrotou o mongol. Na luta pelo Bronze, o russo Yakub Shamilov conseguiu pontuar um wazari, resultado que se manteve até ao final dos 4 minutos de combate. Desta forma, Sergiu Oleinic finalizou a sua prestação com uma honrosa 5ª posição.

Na categoria feminina -48 kg, Maria Siderot superiorizou-se às duas primeiras adversárias – a húngara Eva Csernoviczki e a russa Mariia Persidskaia –  conseguindo eliminá-las por ‘Wazari’. Nas meias-finais cedeu perante a ucraniana Maryna Cherniak (medalha de bronze no Masters 2016). No último combate a francesa Melanie Clement revelou ser o “carrasco” das Atletas portuguesas (já tinha eliminado Joana Diogo), deixando Maria Siderot a um pequeno passo da medalha de bronze, num honroso 5º lugar.

Joana Diogo (-48 kg) somou uma vitória no primeiro combate contra a azeri Leyla Aliyeva. Na ronda seguinte foi afastada pela Bicampeã Africana (2015 e 2016), Taciana Cesar. Nas repescagens cedeu frente à francesa Melanie Clement, que este ano já venceu a Medalha de Prata no Grand Prix de Dusseldorf. Com este resultado a Judoca Lusa terminou nos lugares de finalista, na 7º posição.

David Reis (-66 kg) vinha de uma excelente prestação em Coimbra (Medalha de Ouro na Taça da Europa de Juniores), mas não conseguiu ultrapassar o atleta da casa – Tornike Tatarashvili na primeira ronda.

A nível coletivo, depois de obtidos todos os resultados deste primeiro dia, Portugal encontra-se em 7º lugar entre os 36 países presentes.

Amanhã (sábado, dia 1) chega a vez de Jorge Fernandes (-73 kg),Luís Carmo (-73 kg) e João Martinho (-81 kg) entrarem nos tapetes georgianos. Yahima Ramirez (-78 kg) fecha a participação portuguesa no domingo.

Os combates iniciam-se todos os dias às 10h00 da manhã (- 4h00 em Lisboa) e o Bloco de Finais às 17h00.

Parceiros