ALMEIDA EM SEGUNDO A 12” DO LÍDER NO GIRO

João Almeida

João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje ao segundo lugar da Volta a Itália em bicicleta, atrás de Juan Pedro López (Trek-Segafredo), ao terminar em quinto na subida ao Blockhaus, da nona etapa, vencida pelo australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe).

Leia também

DE GENDT VENCE, LOPEZ SEGURA LIDERANÇA E ALMEIDA NO TOP10

BOUWMAN VENCE, ALMEIDA CONTINUA NO TOP10

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt e Lusa

Página do evento

João Almeida com o quinto lugar hoje conquistado no Blockhaus da Volta a Itália, sobe ao segundo lugar

A etapa de escalada mais difícil da corrida até agora viu os ciclistas irem de Isernia a Blockhaus (191 km), que acumulou mais de 5.000 metros de escalada.

Havia um ritmo forte no grupo, uma vez que se dividiu nas encostas iniciais de Blockhaus, com Rui Costa marcando o ritmo e Davide Formolo apoiando Almeida nos últimos 10 km.

O português, que liderou a edição de 2020 do Giro durante 15 etapas, concluiu os 191 quilómetros da tirada, entre Isernia e Blockhaus, em 05:34.44 horas, com o mesmo tempo do vencedor, num grupo com o francês Romani Bardet (DSM), o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) e o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious).

João Almeida

Eu não estava me sentindo tão bem o dia todo. Eu estava sofrendo muito, mas consegui salvar a situação.

Estou feliz por ter terminado com o grupo da frente, estava no limite, mas olhei em volta e vi que todos estavam com dificuldades também.

No final, foi uma grande corrida hoje e sofri e fiz o melhor.” as declarações de João Almeida após a etapa

O espanhol Juan Pedro López conseguiu segurar a camisola rosa, ao terminar no 15.º posto, 01.46 minutos depois do primeiro grupo, mas viu reduzida a vantagem, para 12 segundos sobre João Almeida, 14 sobre Romain Bardet e 15 sobre Richard Carapaz.

Na segunda-feira, o pelotão da 105.ª edição do Giro vai beneficiar do segundo dia de descanso da corrida, antes de enfrentar os 196 quilómetros da 10.ª etapa, entre Pescara e Jesi, num percurso praticamente plano, apenas com duas contagens de montanha de quarta categoria.

Parceiros