João Almeida melhor luso na Suíça

João Almeida, 29.º classificado, foi o melhor corredor da Seleção Nacional/Liberty Seguros no prólogo do Tour du Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores, que hoje arrancou em Lucens, na Suíça.

O corredor português gastou 3m30s para completar os 2,6 quilómetros do exercício individual realizado no final da tarde desta quinta-feira, ficando a 9 segundos do vencedor, o suíço Gino Mäder. O segundo classificado foi outro helvético, Reto Müller, a 2 segundos do compatriota, deixando o último degrau do pódio para o marroquino Mehdi el Chokri, com mais 4 segundos do que o vencedor.

Tiago Antunes foi o segundo melhor elemento da formação nacional, acabando o prólogo no 33.º posto, a 10 segundos do vencedor. Daniel Viegas foi 57.º, a 13 segundos, Jorge Magalhães ocupou o 67.º lugar, a 15 segundos, André Carvalho foi 96.º, a 20 segundos, e Gonçalo Carvalho fez o 111.º registo, a 24 segundos. Tendo em conta a dificuldade das etapas vindouras, as diferenças hoje estabelecidas não são significativas para o ordenamento final da classificação.

“Era um prólogo muito curto e com algumas curvas perigosas. Teremos etapas muito duas em que se farão muitas diferenças. Por isso, optámos por não arriscar hoje, evitando um acidente que poderia deitar tudo a perder”, explica o selecionador nacional, José Poeira.

A primeira etapa em linha corre-se nesta sexta-feira, levando o jovem pelotão a fazer uma viagem de 110 quilómetros, desde Onnens até Tatergnin, que inclui três contagens de montanha e um acumulado de subida de 1300 metros.

Texto e foto de: F.P.Ciclismo

Parceiros