Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

José Vieira – Bi-Campeão Nacional de Triatlo

Ana Ramos e David Luís são os novos campeões nacionais de Aquatlo.

Triatlo-Ana

Disputado em Coruche, o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo foi parte integrante de um evento organizado pela Câmara Municipal de Coruche e pela Federação de Triatlo de Portugal. O Aquatlo de Coruche contou com a realização de uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, uma Prova Aberta e o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo.

A prova que procurou apurar os campeões nacionais de 2016 foi disputada no formato Sprint. Mais de ma centena de atletas aceitaram o desafio de 750m de natação e 5km de corrida e alinharam junto à praia fluvial de Coruche. Ana Ramos, Clube Olímpico de Oeiras, liderou a competição desde os seus momentos iniciais e não largou a frente da corrida até carimbar o título de Campeã Nacional de Aquatlo. Liliana Alexandre, Sporting Clube de Portugal, Bi -Campeã Nacional de Triatlo, foi segunda classificada e Andreia Ferrum, Rio Maior Triatlo, foi terceira.

Diogo Silva, Rio Maior Triatlo, foi o primeiro líder da competição masculina e garantiu uma curta vantagem sobre a concorrência que se apresentou por intermédio de David Luís, Tiago Silva e Pedro Gaspar. David Luís, Portugal Talentus, foi o mais forte ao longo dos 5km de corrida que protagonizaram a prova e garantiu o título nacional frente ao seu colega de equipa Pedro Gaspar. O ainda Cadete do Clube de Natação de Torres Novas, Ricardo Baptista, encerrou o pódio absoluto na terceira posição.

Campeonato Nacional Jovem

Também foi dia de competição para os mais jovens e disputou-se mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem. Desta feita no formato de Triatlo com distâncias ajustadas aos diversos escalões etários dos participantes. O Alhandra Sporting Clube somou mais uma vitória na competição e consolidou a concorrência na disputa pelo título Nacional Jovem. O Clube de Natação de Torres Novas conquistou o segundo lugar na etapa e o Sport Lisboa e Benfica terminou em terceiro, com a Associação Naval Amorense em quarto lugar.

José Vieira
Pódio Cadetes

Grande jornada para torrejanos e Lusitanos

Sem dúvida uma grande jornada para o triatlo torrejano e Lusitano, que se iniciou logo pela manhã com a prova de triatlo jovem, e os Benjamins a entrarem em acção, com a primeira vitória para um torrejano, Francisco Carvalho, com Hugo Rocha – Clube Natação Amadora e Gonçalo Guimarães – Individual a ocuparem os dois lugares seguintes no pódio. Uma boa prova de Francisco Carvalho e também do seu colega de equipa DAVID SÁ que alcançou o 5º lugar. Rodrigo Viegas foi 26º classificado, e em femininos, foi a vez do Remo Clube Lusitano brilhar e encantar com as duas primeiras posições a serem conquistadas pelas suas atletas Rita Machita e Letícia Magalhães, e a terceira posição por Leonor Esteireiro – Águias de Alpiarça as duas meninas torrejanas, Ana Marques e Margarida Inácio terminaram respectivamente na 6ª e 12ª posição.

João Batista e Pedro Silva repetiram o pódio de Setúbal

João Batista e Pedro Silva – Torrejanos repetiram o pódio de Setúbal, e alcançaram o 1º e 2º lugares em Infantis, e Tomás Prudêncio – Sport Lisboa Benfica foi o 3º classificado. Martim Salvador foi 6º classificado, Vasco Santos 14º e Afonso Mourão 30º, todos torrejanos, enquanto o representante Lusitano Duarte Martins obteve o 29º lugar.

Em Iniciados, Duarte Santos recuperou bastantes posições nos segmentos de ciclismo e corrida, e subiu ao pódio no 2º lugar, atrás de Daniel Santos – Associação Naval Amorense, e Francisco Protásio – Sport Lisboa Benfica em 3º, Os torrejanos Gustavo do Canto e João Graça a fecharem o top 5, ao terminarem as suas provas na 4ª e 5ª posições., César Amândio 35º e Filipe Carvalho 36º foram os representantes do Lusitano

As meninas torrejanas do escalão de Juvenis, Ana Margarida Silva e Beatriz Neves também estiveram presentes neste Triatlo de Coruche, e foram respectivamente 23ª e 34ª classificadas, com Inês Rico – Alhandra Sporting Clube a sagra-se vencedora, e Cosntança Barreto – Nucleo Sporting Covilhã e Margarida Lopes CNCVG, a ocuparem os lugares seguintes.

José Vieira sagrou-se Bi-Campeão Nacional de Triatlo

Pódio Juvenil
Pódio Juvenil

A 11ª etapa do Triatlo Jovem terminou cerca das 13h00, com a prova de Juvenis masculinos, ganha de uma forma destacada pelo atleta José Vieira, que assim se sagrou Bi-Campeão Nacional de Triatlo 2015-2016, depois de já ter ganho esta época o mesmo título no Duatlo, e de na passada semana se sagrar Campeão Nacional de Aquatlo. No pódio, José Vieira teve a companhia do seu colega de equipa Afonso do Canto no 3º lugar, enquanto em 2º lugar se classificou Alexandre Ribeiro – Clube Natação Rio Maior, Luís Carvalho terminou na 28ª posição, e Guilherme Marques foi 57º classificado, em representação dos torrejanos e o Lusitano Rodrigo Cunha obteve o 62º lugar.

O Top Tem do número de atletas participantes ficou ordenado com o Alhandra Sporting Clube de novo em 1º lugar com 35 atletas, Sport Lisboa e Benfica – 29, Associação Naval Amorense – 21 e Clube de Natação de Torres Novas – 19

Campeonato Nacional de Aquatlo Individual

À tarde, teve lugar a prova única do Campeonato Nacional de Aquatlo Individual e para os escalões de Cadetes e Juniores, com mais excelentes resultados pelos participantes.

Pódio Absoluto
Pódio Absoluto

O torrejano Ricardo Batista ainda Cadete, realizou uma prova notável ao encerrar o pódio absoluto na 3ª posição, sagrou-se Campeão Nacional de Aquatlo em Cadetes, com Diogo Ramos – Associação Naval Amorense em 2º e 3º Pedro Velosa – Andorinha, e o torrejano Miguel Moreira – 15ºclassificado.

No mesmo escalão, mas em femininos, assistiu-se à vitória de Rita Fardilha – Rio Maior Triatlo e de uma boa prestação da torrejana Joana Miranda que subiu ao pódio no 2º lugar sagrando-se Vice-Campeã Nacional de Aquatlo, tendo a companhia de outra atleta torrejana, Mariana Correia no 3º lugar, em 6ª Sofia Silva do Lusitano registando ainda a melhor marca (35’40”) do clube nesta distância. Sofia Silva retirou 3’57” à antiga marca da sua colega sénior Vitória Lima na mesma prova em 2014.

Pódio Cadetes

Nos Juniores o recém medalhado Tiago Leão – Associação Naval Amorense obteve o 2º lugar júnior, atrás de Tiago Pinto – Alhandra Sporting Clube e à frente de Miguel Baltazar – Kainágua.

Nesta prova estiveram ainda presentes os atletas torrejanos, Marco Sousa, que alcançou o 1º lugar na sua categoria de Veteranos 1 (30ºlugar em Absolutos), Rui Galinha – Nucleo Sporting Covilhã 2º, Luís Gonçalves – 3º com o Lusitano Luís Filipe Carvalho, a fazer sua estreia nesta especialidade obtendo o 4º lugar.

Prova Aberta

Foi ainda realizada uma Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. Disputada no formato de triatlo super-sprint com um total de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, a prova foi ganha por Rita Pape e André Gomes, CNCVG.

O Lusitano António Cardote, do escalão veteranos III terminou na nona posição da geral sendo no entanto o primeiro atleta do seu escalão a cortar a meta, deixando boas perspectivas para a competição da próxima época no seu escalão.

As declarações:

Os dirigentes da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, declaram “Foi um grande dia para a sua escola, com o 3ºlugar Absoluto de Ricardo Batista, 2 Campeões Nacionais individuais, no triatlo José Vieira em Juvenis e no Aquatlo Ricardo Batista em Cadetes, 1 Vice-Campeã Nacional no Aquatlo Joana Miranda em Cadetes, para além de mais um excelente 2º lugar por equipas entre 31 clubes participantes na 11ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, aonde foram conquistados individualmente 6 pódios masculinos, com 11 atletas dos 19 torrejanos que participaram nesta prova a entrarem no Top 10, o que demonstra o excelente trabalho de qualidade desenvolvido pela equipa técnica torrejana.
Agora um merecido período de férias, para voltarem com mais energia”

Do Remo Clube Lusitano foi patente a satisfação dos seus dirigentes, na evolução da qualidade dos seus atletas, e que a entrega ao trabalho irá trazer mais praticantes e resultados prestigiantes para os mesmos e para o clube.

Equipa do Remo Clube Lusitano
Equipa do Remo Clube Lusitano

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta