JUNIOR TOUR 2024 COMEÇA EM MATOSINHOS

Projunior

O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 6 e 7 de Abril no Porto e em Matosinhos, naquela que é a etapa inaugural do Junior Tour 2024, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20.

Junior Tour 2024 composto por quatro etapas

Os melhores juniores portugueses vão iniciar a corrida aos títulos nacionais masculinos e femininos composta por quatro etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (18 e 19 de Maio), Aveiro (13 e 14 de Julho) e Santa Cruz (27 e 28 de Julho).

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na praia de Matosinhos, junto ao Onda Pura Surf Center.

Francisco Mittermayer – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Destaques Round 1 – Masculino

Joaquim Trindade x Francisco Mittermayer x António Marques x Jaime Veselko – Heat 1

João Roque Pinho x Mário Leopoldo x Matias Lopes x Manuel Pirujinho – Heat 6

Martim Fortes x António Bandeira x Tiago Stock x Tomás Carvalho – Heat 10

Destaques Round 1 – Feminino

Gabriela Dinis x Maria Salgado x Maria Silva x Teresa Quina – Heat 3

Maria Dias x Lua Escudeiro x Núria Maganinho x Ana Lima – Heat 4

Maria Salgado – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Além da atribuição dos títulos nacionais, o Junior Tour funciona como uma plataforma de treino em competição para os surfistas juniores ganharem experiência e aperfeiçoarem o seu talento antes de entrarem na carreira sénior na luta pela afirmação a nível nacional e internacional.

Junior Tour – Galeria de Campeões

2023 – Martim Nunes & Gabriela Dinis
2022 – Martim Nunes & Érica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

A importância e o sucesso do Junior Tour que segue os padrões de idades da World Surf League está bem patente em alguns nomes que hoje lideram o surf português como:

Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes, entre outros. Martim Nunes e Gabriela Dinis são os atuais campeões nacionais da categoria.

“Ser bicampeão nacional Pro Júnior dá-me mais motivação e confiança”

Martim Nunes – Bicampeão Nacional Pro Júnior 2022 e 2023 declarou: “Ser bicampeão nacional Pro Júnior dá-me mais motivação e confiança.

Foi bom ter conquistado esses títulos, mas estamos num novo ano e começa tudo do zero, estou focado nos meus objetivos.

No primeiro ano foi com duas etapas e no ano passado foi com três.

Não houve grandes diferenças porque fui sempre pensando etapa a etapa, nem estava a pensar no título.

Queria simplesmente dar o meu melhor e acabei por conquistar os títulos.

O Porto é um lugar que gosto muito e já me dei bem no passado.

Estou com muita vontade de competir e espero que deem altas ondas como no ano passado o que dá sempre uma motivação extra.

Espero ter um bom campeonato e conseguir fazer bons heats e bom surf. E, ao mesmo tempo, tentar divertir-me ao máximo.

Campeões nacionais Pro Juniores e do Projunior Porto & Matosinhos: Martim Nunes e Gabriela Dinis – Foto: Tó Mané Photography

“Os meus objetivos são vencer a etapa”

Vou focar-me heat a heat e tentar mostrar bom surf.

A vitória nesta etapa no ano passado deu-me conforto para o resto do circuito e espero começar bem novamente no Porto.

Por vezes, as ondas do Porto e Matosinhos podem ser imprevisíveis, mas no ano passado deu boas ondas e espero que este ano seja igual.

Os meus objetivos são vencer a etapa e sagrar-me bicampeã nacional Pro Júnior.” referiu Gabriela Dinis – Campeã Nacional Pro Júnior 2023

Foto: Instagram de Kekoa Hummel

“Tenho expetativas altas para esta primeira etapa” Kekoa Hummel

Os surfistas da nova geração da zona Norte do país vão ter oportunidade de competir diante do seu público e procurar tirar vantagem do conhecimento local das ondas do Porto e de Matosinhos.

Kekoa Hummel é um desses talentos emergentes que prometem dar o seu melhor para iniciar o Junior Tour com um bom resultado.

Kekoa Hummel – surfista local mencionou “Tenho expetativas altas para esta primeira etapa do Junior Tour.

Espero passar uns heats, fazer boas ondas e colocar uns bons scores já que vou disputar esta competição aqui na minha praia.

Isto é também algo a destacar nesta competição, porque para além de dar protagonismo às ondas da nossa costa, o Pro Junior Porto & Matosinhos traz ao Norte uma competição que junta os melhores surfistas juniores de todo o país.

Este ano quero continuar a evoluir no meu surf, com consistência e bons resultados nos heats e divertir-me a surfar com os meus amigos

O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2024.

Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

Parceiros

Deixe um comentário