K1 PREMIER LEAGUE, BRONZE OBJETIVO DE TIAGO E SARA

K1 Premier League

Foto: Federação Nacional de Karaté

Pela segunda vez, Portugal acolhe uma prova da WKF com a chancela da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNKP), K1 Premier League a decorrer durante desde ontem e até amanhã no Centro Desportos e Congressos de Matosinhos, com os olhos colocados nos dois representantes portugueses Tiago Duarte e Sara Leal.

Leia também

MAIOR EVENTO DO KARATÉ MUNDIAL REALIZA-SE EM MATOSINHOS

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Articleland
Fotos: Federação Nacional de Karaté

K1 Premier League decorre em Matosinhos

Neste primeiro dia, contámos com a participação de 153 atletas, oriundos dos 53 países.

Portugal esteve representado por cinco dos sete atletas que vão competir nestes dias de prova.

Ontem Patrícia Esparteiro, na vertente de Kata, e Tiago Duarte na prova de Kumite -75Kg, que ocupam respetivamente, o 32º e o 33º lugar do ranking mundial.

Foto: Federação Nacional de Karaté

Para Carlos Silva, Presidente da Federação Nacional de Karaté, o balanço foi positivo. “Este primeiro dia de evento do Karaté1 de Matosinhos, em termos logísticos correu muito bem.

Em termos desportivos tivemos os atletas ao mais alto nível, e não se pode pedir mais.”.

Os elogios chegaram também a nível internacional, na medida em que Carlos Silva adiantou: “A WKF através do seu presidente agradeceu muito esta nossa organização, aproveitando para me transmitir que quer continuar a contar com Portugal para os próximos dois anos, isto é, até 2024.

Provavelmente iremos mudar de formato de evento, mas que ele pretende continuar a contar com Portugal, acima de tudo, porque estão a ser bem recebidos e a organização está excelente.

Um balanço positivo, portanto.

K1 Premier League
Foto: Federação Nacional de Karaté

No que diz respeito à prestação dos atletas portugueses, a satisfação foi também notória, “em particular com a prestação dos atletas, Tiago Duarte e Sara Leal na conquista pelo bronze, já praticamente garantido.

Nos seguintes lugares o ranking português, contou com Tiago Almeida no 83º lugar de ranking mundial, no Kumite -75Kg e ainda com Sara Leal e Constança Matos no Kumité -50Kg, que ocupam o 85º e 75º respetivamente.

K1 Premier League
Tiago Duarte – Foto: Federação Nacional de Karaté

Tiago Duarte e Sara Leal voltam ao tatami para tentarem trazer o bronze para casa

O atleta Tiago Duarte do Sporting Clube de Portugal e Sara Leal voltam ao tatami no domingo de manhã para tentarem levar o bronze para casa!

Tiago Duarte salienta: “Gosto de analisar as provas através das minhas prestações e das sensações que tenho lá dentro.

Desse ponto de vista penso que a minha prova foi muito boa pois consegui fazer aquilo que sei ao melhor nível!

Satisfeito realça ainda “o melhor foi ter ouvido os portugueses na bancada a puxar por nós que estávamos a competir, e isso faz-me ter um sentido de orgulho enorme!

Em relação ao Bronze, é como no início da prova, dar sempre o meu melhor e fazer aquilo que sei.

Patrícia Esparteiro

Adeus de Patrícia Esparteiro aos tatamis da alta competição

Por Portugal ontem, alinhou ainda Patrícia Esparteiro em kata, entre os cerca de 150 karatecas em competição no primeiro dia de K1 Premier League.

Se para os atletas de kumite este dia foi uma estreia no K1 Premier League, para Patrícia Esparteiro foi um adeus aos tatamis da alta competição.

Com 15 títulos nacionais e perto de 30 presenças em K1 e diversos pódios internacionais, Patrícia Esparteiro despediu-se, em casa, da sua segunda família num dia em que teve pela frente a espanhola Lídia Rodriguez e a japonesa Kiyou Shimizu, ambas superiores à portuguesa.

A competição nos tatamis regressa hoje com a kata masculina e as restantes categorias de kumite, cabe a Flávia Ribeiro (-68kg) e Ana Rita Oliveira (+68kg) a representação das cores nacionais.

Parceiros