LAPPI LIDERA O RALLY DA SUÉCIA

Esapekka Lappi - Foto: Facebook do piloto
Esapekka Lappi, que está a fazer em solo sueco a sua primeira aparição no WRC em 2024, a bordo do terceiro Hyundai i20 N Rally1 Hybrid de fábrica.
Leia também
KALLE ROVANPERÄ REGRESSOU AO MUNDIAL PARA DOMINAR NA SUÉCIA
Recuperação extraordinária, leva Esapekka Lappi à liderança
O finlandês Esapekka Lappi rubricou uma recuperação extraordinária, depois de um arranque tímido na noite de anteontem e terminou o dia de sexta-feira na liderança com uns “magros” 3,2 segundos de avanço sobre o mais direto perseguidor.
Logo no ciclo matinal recuperou até 11,4 segundos do ainda líder Takamoto Katsuta, num Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid.
Mas o finlandês esteve mesmo endiabrado e na seção vespertina, recuperando paulatinamente a diferença até “assaltar o comando”, na ultima especial da jornada.
“É claro que precisamos de recuperar a confiança a partir de hoje e começar a concentrar-nos no resto do rali”, disse Lappi.
“Usei claramente a vantagem da posição na estrada à tarde.
Ok, com certeza de manhã também, mas não fui muito lento no início, então estou bastante satisfeito com isso.”
Adrien Fourmaux estava a caminho de completar a primeira etapa no pódio provisório, graças a uma boa exibição.
Mas o francês que conduz o Ford Puma Rally1 Hybrid da M-Sport Ford World Rally Team, foi impotente para evitar que o líder do WRC2, Oliver Solberg, avançasse na neve da tarde, apesar do défice de potência que o sueco enfrentou no seu Škoda Fabia com especificação Rally2.
Líder do campeonato mundial fora do Top 10
Thierry Neuville, líder do campeonato mundial depois de vencer a abertura da temporada do Rallye Monte-Carlo no mês passado, está fora do Top 10, ocupando o 11º posto provisório.
Uma dupla passagem pelas classificativas de Vännäs, Sarsjöliden e Bygdsiljum formam o percurso de hoje, sábado, que termina depois com a primeira ida do pelotão à especial de Umeå que, no domingo, será palco do Wolf Power Stage.