Leandro bate o recorde nacional e é o sétimo no Mundo

Leandro Ramos - Foto de arquivo da autoria de Erik Van Leeuwen / FPA
Ao lançar o dardo a 78,44 metros, o Leandro Ramos superou o seu anterior recorde, que datava de 2019, e é o sétimo no Mundo.
Texto: Federação Portuguesa de Atletismo
Foto: Erik Van Leeuwen / FPA
Visualize também Miguel Monteiro superou o recorde do mundo
Leandro Ramos bate o recorde nacional no dardo
Excelente concurso de Leandro Ramos (Sport Lisboa e Benfica), no lançamento do dardo nas provas de preparação no CAR Jamor.
Ao último ensaio, o benfiquista conseguiu o lançamento recorde (78,44 metros), a culminar uma série excelente: abriu com 74,72 metros, melhorou depois para 75,18 m, e depois fez, sucessivamente, 74,05, 72,99 e 73,01, antes do recorde!
Este resultado, supera em 92 centímetros o anterior máximo (77,52), obtido em Castellón, a 26-05-2019.
«Estava à espera de um resultado que pudesse superar o anterior recorde, que já tinha mais de um ano e meio.
Temos estado a trabalhar para isso, apontando para os Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos na próxima semana», disse o atleta no final da sua competição.
Contudo esta não foi a prova ideal para conseguir esse registo, já que «eram poucos atletas em prova, apenas três, temos menos tempo entre cada ensaio, e com o facto de termos de ir buscar o nosso dardo, obriga a deslocações para lá e para cá que nos desgastam.
Mas estou contente», continuou.
Ascende ao sétimo lugar mundial
Com este resultado, o benfiquista confirma a marca de qualificação internacional para os Europeus sub23 (72,00 metros), enquanto cimenta «a confiança no trabalho feito para tentar atingir outros patamares», concluiu o atleta que, nesta fase ainda inicial da época, ascende ao sétimo lugar mundial (quinto europeu).
Na mesma prova, Francisco Fernandes (Casa do Benfica de Faro), conseguiu um recorde pessoal ao lançar a 62.51 metros.