Leonor Bessa e Vítor Lopes nº1 de 2015 do Ranking FPG BPI
Leonor Bessa e Vítor Lopes foram coroados pela Federação Portuguesa de Golfe como os nº1 do Ranking Nacional BPI, ou seja, como os melhores golfistas amadores portugueses da época de 2015, que agora chegou ao fim no escalão etário principal.
Para qualquer um deles foi a primeira vez que conseguiram tal feito e em idade ainda muito jovem.
Leonor Bessa, de 17 anos, tinha sido a 6ª classificada em 2014, enquanto Vítor Lopes, de 18 anos, fora 3º no ano passado.
A época de 2015 marcou uma renovação no setor do golfe amador de alta competição na FPG, pois os nº1 de 2014 tornaram-se, entretanto, profissionais: Susana Ribeiro em setembro deste ano e João Carlota em dezembro último.
Mas tanto a jogadora do Club de Golf de Miramar como o representante do Clube de Golfe de Vilamoura já tinham dado indicações de que este ano iriam, de qualquer modo, lutar pelo estatuto de melhores amadores portugueses em 2015 e seriam sempre candidatos fortíssimos ao nº1, mesmo que não tivesse havido lugar a essa renovação.
As segundas posições do Ranking Nacional BPI foram ocupadas pelos dois jogadores que venceram este ano o Campeonato Nacional Absoluto Peugeot: Tomás Silva e Susana Ribeiro, ausente da cerimónia por desempenhar funções de treinadora no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.
Leonor Bessa com ponta final de luxo
Leonor Bessa teve um final de temporada excecional a nível interno, com vitórias na Taça FPG/BPI (um dos Majors amadores nacionais) em setembro e no 6º Torneio do Circuito Liberty Seguros em novembro, para juntar ao triunfo no 3º Torneio do Circuito Liberty Seguros em maio.
Em torneios a contar para o ranking amador português foi ainda 2ª classificada em mais três torneios do Circuito Liberty Seguros, 3ª no Campeonato Nacional Amador e integrou a equipa de Miramar que venceu o Campeonato Nacional de Clubes Solverde.
Em eventos que não pontuam para o Ranking Nacional BPI, mas que revelam bem o seu elevado nível ao longo de todo o ano, sagrou-se campeã nacional de sub-18 e campeã nacional de pares mistos (ao lado do seu irmão Tomás).
A nível internacional, destacou-se com o 3º lugar da equipa de Miramar na Taça dos Clubes Campeões Europeus femininos, o 2º lugar no Campeonato Nacional de Stroke Play da Argentina, no 6º no Campeonato Internacional Amador da República Checa e o 7º no Campeonato Internacional Amador Juvenil da Bélgica.
Vítor Lopes nº1 do início ao fim do ano
Mas se Leonor Bessa só assumiu a 1ª posição do Ranking Nacional BPI no final da temporada, depois de Susana Ribeiro passar a profissional, Vítor Lopes, pelo contrário, tomou conta da liderança na hierarquia no ao terminar no 12º lugar o Campeonato Sul-americano Amador no Peru e nunca mais largou esse nº1.
Ganhou de rajada os dois primeiros torneios do Circuito Liberty Seguros, em janeiro e março. Pelo meio foi oitavofinalista no Campeonato Internacional Amador de Espanha e embora não tenha ganho mais nenhum torneio desde março mostrou uma forte regularidade, sagrando-se vice-campeão nacional amador, 2º classificado em mais quatro torneios do Circuito Liberty Seguros, e campeão nacional de clubes ao serviço do Clube de Golfe de Vilamoura.
Em competições internacionais, para além do tal torneio no Peru, foi 5º (empatado com o 3º) no Campeonato Internacional Amador da República Checa, 5º na fase de stroke play do Campeonato Internacional Amador de Espanha e 7º no Southern Cross Invitational na Argentina.
Foto de: Filipe Guerra