Leonor Bessa revalida primeiro título para Lencart

VI Torneio Circuito Liberty Seguros

A jogadora de 17 anos conquistou o seu terceiro troféu individual do ano, enquanto o jogador de 15 anos foi o mais jovem campeão do principal circuito da FPG desde Pedro Figueiredo em 2005

Leonor Bessa e Pedro Lencart conquistaram os títulos do 6º torneio do Circuito Liberty Seguros, o mais importante da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) para amadores de alta competição, realizado no percurso n.º1 do Clube de Campo da Aroeira, no concelho de Almada.

Para Leonor Bessa foi uma revalidação do título, embora seja importante realçar que no ano passado triunfou no campo n.º2 da Aroeira.

A jogadora do Club de Golf de Miramar somou 150 pancadas, 6 acima do Par, depois de voltas de 76 e 74, sendo 74 o melhor cartão da prova entre as 10 participantes.

Leonor Bessa já liderava aos 18 buracos com 3 pancadas de vantagem sobre Joana Mota, do Clube de Golfe de Vilamoura, e terminou o torneio, aos 36 buracos, com uma vantagem esmagadora de menos 8 pancadas do que a sua rival.

«É importante, foi uma boa forma de acabar o ano, para dar-me mais vontade para ter um ano ainda melhor em 2016, principalmente a nível internacional», disse ao site especializado “Golftattoo” a campeã nacional de sub-18, que, ao nível máximo da FPG, conquistou três títulos individuais este ano: a Taça FPG/BPI e dois torneios do Circuito Liberty Seguros, em Montebelo e na Aroeira.

Foi também o seu quinto título de carreira no Circuito Liberty Seguros, uma marca impressionante, tendo em conta que tem apenas 17 anos: Amarante e Quinta do Peru em 2013, Aroeira em 2014, Montebelo e Aroeira em 2015.

Leonor Bessa venceu o seu primeiro torneio deste nível aos 15 anos, exatamente o feito alcançado por Pedro Lencart na Aroeira.

Só que no setor masculino é uma proeza ainda mais rara, pela competitividade superior, quer em qualidade, quer em quantidade, como se pode ver por, uma vez mais, se ter atingido o limite máximo permitido de 62 participantes.

Desde Pedro Figueiredo, em Marvão, em 2005, então com 14 anos, que ninguém vencia numa idade tão jovem um torneio masculino do principal circuito da FPG. E o facto é ainda mais assinalável por a elite do golfe amador nacional ter estado presente, com a única exceção dos irmãos gémeos Afonso e João Girão, que viajaram para a Argentina para disputar esta semana, a partir de quarta-feira, o Torneo Internacional Copa Juan Carlos Tailhade, na Argentina.

Pedro Lencart totalizou 143 pancadas, 1 abaixo do Par, entregando cartões de 69 e 74. O jogador do Club de Golf de Miramar já comandava aos 18 buracos, graças à melhor volta do torneio (-3), dispondo então de 2 pancadas de vantagem sobre três jogadores: o triplo campeão nacional amador, Tomás Silva; o campeão de 2014 deste torneio da Aroeira, Gonçalo Costa; e o surpreendente Pedro Perestrelo, a jogar “em casa”.

Durante a segunda volta, Lencart chegou a perder o comando da prova, mas apesar de sofrer 1 bogey no último buraco, conseguiu vencer o torneio com 1 “shot” de vantagem sobre Gonçalo Costa e Vítor Lopes, o n.º1 do Ranking Nacional BPI da FPG.

Há um ano, Gonçalo Costa beneficiou de um final terrível de Pedro Lencart, com bogey e duplo-bogey nos dois últimos buracos, para derrotá-lo por 2 pancadas. Desta feita, houve um certo sabor a desforra por parte do jovem de 15 anos.

«Estou contente porque conseguir ganhar um torneio do Circuito Liberty Seguros era um objetivo meu para este ano. Tinha ficado em 3º nos três primeiros torneios, não joguei o quarto e o quinto, e para o sexto vinha mesmo focado para ganhar», declarou Pedro Lencart ao site especializado “Golftattoo”.

O presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos, esteve na Aroeira a entregar os prémios, e agradeceu «aos clubes e aos treinadores o trabalho que têm feito com os jogadores, e aos patrocinadores que nos permitiram, uma vez mais, manter e melhorar a nossa atividade desportiva, com os resultados muito bons que tivemos em 2015, com destaque para as duas vitórias de seleções nacionais em Campeonatos da Europa e para o 3º lugar do Club de Golf de Miramar no Campeonato da Europa de Clubes Femininos».

Resultados e classificação

Os principais resultados do VI torneio do Circuito Liberty Seguros /FPG, disputado no campo n.º1 do Clube de Campo da Aroeira, foram os seguintes:

Torneio feminino

1ª Leonor Bessa (Club de Golf de Miramar), 150 (76+74), +6
2ª Joana Mota (Clube de Golfe de Vilamoura), 158 (79+79), +14
3ª Sara Gouveia (Clube de Golf dos Laranjas), 159 (82+77), +15
3ª Joana Silveira (Club de Golf de Miramar), 159 (81+78), +15

Torneio masculino

1º Pedro Lencart (Club de Golf de Miramar), 143 (69+74), -1
2º Vítor Lopes (Clube de Golfe de Vilamoura), 144 (73+71), Par
2º Gonçalo Costa (Lisbon Sports Club), 144 (71+73), Par

Circuito Liberty Seguros 2015

1º Penina Resort Golf Course, em janeiro: campeões Susana Ribeiro e Vítor Lopes
2º Ribagolfe-I, em março: campeões Susana Ribeiro e Vítor Lopes
3º Clube de Golfe de Montebelo, em maio: campeões Leonor Bessa e João Girão
4º Estela Golf Club, em julho: campeões Joana Mota e João Girão
5º Troia Golf, em setembro: campeões Susana Ribeiro e Tomás Silva

Parceiros

Deixe uma resposta