Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Porto City Race, lição de inclusão através do Desporto

A época 2019 do circuito City Race Euro Tour arrancou no Porto, com a sua etapa rainha, a constituir uma autêntica lição de inclusão.

O evento teve um programa ambicioso com 3 etapas:

A primeira foi a tradicional prova nocturna que levou os participantes a locais inesperados como o Hospital de S. António, Museu Nacional de Soares dos Reis, Centro Materno-infantil do Norte e CDUP.

No segundo dia foi a estreia da Orientação no Parque Oriental da Cidade e Bairro do Lagarteiro.

A etapa Rainha realizou-se na Zona Oriental com partida e chegada na bela Quinta de Bonjoia e incursão aos bairros sociais do Cerco do Porto, Monte da Bela, Falção, Ilhéu, S. Vicente de Paulo e S.Roque da Lameira e com postos de controlo colocados nas instalações da Obra Diocesana de promoção social, IEFP, APPC.

City Race Euro Tour

O circuito Europeu foi alargado este ano a nove eventos, a competição vai prolongar-se até dezembro e, depois da Invicta, passará por Ostend (Bélgica), Graz (Áustria), Darmstadt (Alemanha), Zagreb (Croácia), Liverpool (Inglaterra), Roma (Itália), Barcelona (Espanha) e Cáceres (Espanha).

Porto City Race

O Porto City Race foi em simultâneo a quinta etapa do Circuito Portugal City Race e integra juntamente com mais doze cidades o circuito Portugal City (Barcelos, Gondomar, Matosinhos, Vila do Conde, Penafiel, Santo Tirso, Viseu, Leiria, Alcobaça, Cascais Vila Real e Figueira da Foz).

Mesmo quem nunca viu um mapa de orientação ou uma bússola teve a possibilidade de participar, pois a organização colocou monitores a acompanhar e a formar os principiantes, uma situação que outros eventos de orientação também têm colocado à disposição de quem quer participar nesta bela modalidade.

Maikel Rodrigues e Raquel Ferreira foram os vencedores

Raquel Ferreira e Maikel Rodrigues vencem a etapa Rainha da Porto City Race

A etapa portuguesa, organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em parceria com a Câmara do Porto, através da PortoLazer, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, e de OPraticante.pt como média, teve como grande novidade a incursão à zona oriental da cidade.

Pódio masculino

Resultados Seniores:

1º Maikel Rodrigues – Budinoraid – 46:41
2º Paulo Palhinha – CP Abrunheira – 49:43
3º Rafafel MIguel – Ori-estarreja – 51:00
4º Dan Lawington – MV – 52:29
5º Nuno Evangelista – COA – 53:29

Pódio feminino

1ª Raquel Ferreira – GD4C – 54:21
2ª Tânia Covas Costa – .Com – 57:05
3º Laura Escola Ferra – Espanha – 1:00:12
4ª Antonija Orlic – SAD – 1:00:25
5ª Isabel Diz Cao – Objectivo Trail – 1:00:30

Resultados Totais.

Página oficial do Portugal City Race.

Texto: Fernando Costa / Henrique Dias

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta