Líderes Mundiais vencem a Distância Longa
Portugal conquistou mais duas medalhas no Mundial de veteranos. Medalhas de Prata para Susana Pontes e Carlos Simões em D 40 e H40.
Fazendo valer a condição de líderes do ranking mundial da Federação Internacional de Orientação, Anton Foliforov e Emily Benham foram os vencedores da prova rainha dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015. Numa duríssima prova de Distância Longa, coube a ambos a melhor prestação, batendo uma concorrência particularmente forte e aguerrida.
Termas de Monfortinho, no extremo nordeste do concelho de Idanha-a-Nova, recebeu na manhã e início da tarde de hoje a prova mais apetecida dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015. Num terreno com enorme declive e com traçados de percurso a exigir máxima atenção face às opções que se ofereciam aos competidores, esta foi uma Distância Longa que teve tudo para agradar a todos. Ou quase todos, já que o número de atletas que não chegaram ao fim da prova, sobretudo devido ao imprevisto dos “furos”, foi elevado.
No setor masculino, Anton Foliforov esteve irrepreensível, fazendo evidenciar toda a sua superior qualidade técnica e capacidade física, concluindo o seu percurso em 1:44:18. Com mais 1:29 e 2:30, terminaram respetivamente Jussi Laurila (Filândia) e Baptiste Fuchs (França). A França esteve igualmente em evidência no setor feminino, colocando duas atletas no pódio. Depois do título europeu de Distância Média alcançado na passada quarta-feira, Gäelle Barlet foi hoje a segunda classificada, com o tempo de 1:42:31. Com mais 39 segundos, a sua compatriota Hana Garde ocupou a terceira posição, enquanto a vitória coube à britânica Emily Benham, pela escassa margem de 20 segundos sobre Barlet. Nota ainda para o excelente 13º lugar do português Davide Machado, vindo de paragem prolongada devido a lesão, a demonstrar uma vez mais o seu enorme valor e que faz dele os dos melhores especialistas mundiais da Orientação em BTT.
Em paralelo com o Europeu de Orientação em BTT, tiveram lugar os Campeonatos do Mundo de Veteranos, nos quais Portugal voltou a evidenciar-se graças às medalhas de prata alcançadas por Carlos Simões e Susana Pontes, respetivamente em H40 e D40. Nos restantes escalões, destaque para as vitórias do finlandês Sauli Pietikainen e da francesa Lou Denaix, que assim “bisaram” o ouro nos Campeonatos da Europa de Juniores. Teve igualmente lugar a etapa de Distância Longa do Europeu de Jovens, na qual os russos Fedor Schepelev e Daria Mykriukova foram os mais fortes.
Texto e Fotos: Joaquim Margarido