Louzanskyrace integra circuito Skyrunner® World Series

LOUZANSKYRACE

Foto: ©Matias Novo Fotografia

O evento descrito pelo Montanha Clube como “Ouro verde sob céu azul” viu a sua prova Louzanskyrace de 25 km com 2250 metros de desnível positivo acumulado entrar este ano para o Skyrunner® World Series, tornando-se na segunda prova nacional a integrar este circuito.

Leia também sobre o evento

LOUZANSKYRACE, ouro verde sob céu azul!

Louzanskyrace na Lousã, uma terra de emoções!

Texto: Ana Águas – Sports P. R. & Media Relations
Fotos: Fotos do Zé / Matias Novo – Fotografias / Miro Cerqueira – Photografy

LOUZANSKYRACE
Foto: Miro Cerqueira

Louzanskyrace torna-se na segunda prova nacional a integrar este circuito

Com partida marcada para o dia 4 de setembro, a Louzanskyrace apresenta um percurso que passa pelas aldeias da Silveira, Cerdeira e Franco.

As inscrições abrem a 1 de abril e são limitadas a 400 participantes, incluindo prémios monetários de 4000 euros.

LOUZANSKYRACE
Foto: Fotos do Zé

Do mesmo evento fazem parte mais três percursos, o Louzan 1000, o Louzanskyrace Mini e a caminhada não competitiva e aberta a todos.

Com o Louzanskyrace procura-se aliar a prática desportiva com a revitalização dos antigos trilhos da serra, usados desde o século XVI pelas gentes serranas”, esclarece a organização.

Foto: Miro Cerqueira

Assim, o programa começa no dia 3 de setembro, com a mítica Louzan 1000, prova que se realiza desde 1999, e que este ano volta a ligar a vila da Lousã ao Trevim em 7 km de distância com 1050 metros de desnível, integrada no Campeonato Nacional de Skyrunning – Km Vertical. Serão 100 os atletas a disputar o título.

Já a Louzanskyrace Mini, de 15 km e 1500 metros de desnível acumulado, com passagem pelas aldeias da Silveira e Cerdeira, acontece a 4 de setembro. Este percurso está aberto a 200 participantes.

Foto: Fotos do Zé

Esperam-se mais de 2000 pessoas, entre atletas e acompanhantes, no fim de semana de 3 e 4 de setembro na Lousã.

Com o reconhecimento e inclusão da prova pela Federação Internacional de Skyrunning, a Lousã será anfitriã de atletas de elite de todos os pontos do mundo.

LOUZANSKYRACE
Foto: ©Matias Novo Fotografia

Sobre o Montanha Clube Trail Running

O Montanha Clube Trail Running surgiu em 2013, fruto do esforço de um grupo de amigos, para promover o desporto na Serra da Lousã, onde as opções para quem escolhe um estilo de vida saudável não são muitas.

Têm orgulho em afirmar que são um dos principais organizadores de eventos de trail de sucesso, nomeadamente o LOUZANTRAIL® e a LOUZANSKYRACE®

Foto: ©Matias Novo Fotografia

Sobre o evento

A LOUZANSKYRACE® é um evento de skyrunning, que foi organizado pela primeira vez em outubro de 2019, completando a já mítica prova de KM Vertical, a Louzan 1000 (integrada no Campeonato Nacional de Skyrunning- km Vertical), e que tem lugar na Serra da Lousã desde 1999.

A edição de 2022 tem a particularidade de fazer parte pela primeira vez do circuito mundial Skyrunner® World Series.

Foto: Fotos do Zé

Skyrunning é uma modalidade de corrida em altitude com uma ascensão até aos 2000 metros ou mais, e uma inclinação média mínima de 6% na distância total e pelo menos 5% do percurso deve ter uma inclinação de 30% ou mais.

O órgão regente da modalidade é a Federação Internacional de Skyrunning, e compreende uma série de diferentes disciplinas como o Quilómetro Vertical, SkyRace, SkyMarathon ou Ultraskymarathon.

A Skyrunner® World Series foi lançada em 2004 para representar o pico da corrida ao ar livre definida pela altitude e dificuldade técnica.

O objetivo da Skyrunner® World Series é testar os melhores atletas de elite do mundo em algumas das corridas de Sky mais espetaculares e técnicas para determinar quem são os melhores skyrunners do mundo.

LOUZANSKYRACE

Em 2022, a Série apresenta 13 corridas em 10 países. Conheça o calendário aqui.

Mais informações e inscrições.

Parceiros