MAÇÃO A MELHOR PROVA DO CAMPEONATO DE TRIAL

Mação

Foto: Município de Mação

Depois de Valongo, o Campeonato Portugal Trial 4×4 2024 segue para a Vila de Mação, que acolhe nos dias 13 e 14 de abril de 2024, a 2.ª Prova.

Leia também

EXCELENTE ARRANQUE DO TRIAL 4X4 EM VALONGO

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com o Município de Mação

Mação
Foto: Município de Mação

Campeonato Portugal Trial 4×4 2024 segue para a Vila de Mação

O MAC TT – Clube TT de Mação e a Câmara Municipal de Mação apresentaram os pormenores e as novidades de mais uma grandiosa prova da modalidade, que se realiza no local habitual, junto à Escola Fixa de Trânsito, na entrada sul de Mação.

A conferência de imprensa teve lugar na Câmara Municipal de Mação, com a presença do Presidente, Vasco Estrela, acompanhado pelo Presidente e vice-Presidente do Mac TT, Rui Marques e Sérgio Santos.

Estiveram também presentes dois importantes parceiros deste evento, nas vertentes social e ambiental, respetivamente o diretor do CRIA, Vítor Moura, e a representante da Valnor, Sandra Pedrogam.

Mação
Foto: Município de Mação

Vasco Estrela referiu que receber o Trial 4×4 é já uma longa tradição, que tem corrido muito bem:

quem acompanha esta prova comprova a dimensão da mesma e as pessoas que traz ao nosso Concelho.

É por isso justo que a Câmara Municipal de Mação continue a apoiar este evento”.

Rui Marques referiu que “é com imenso sentido de responsabilidade que o Mac TT aceitou o convite dos Trilhos do Norte apostando em que continue a ser a melhor prova do Campeonato e que traga muitas pessoas a Mação”.

Foto: Município de Mação

Esta edição não se realizará o Prólogo passando a haver “Especiais”

A Sérgio Santos coube a apresentação técnica da prova e das várias alterações técnicas que se verificam este ano na vertente desportiva.

Uma delas é o facto de deixar de haver Prólogo passando a haver “Especiais”.

Tudo o que precisa saber para aproveitar dois dias em grande, em Mação:

Este ano, tal como no ano passado vai haver uma pré-venda dos bilhetes, que vão ser vendidos em exclusivo via on-line através do site.

No dia da prova os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente na entrada do recinto, e este ano a entrada será livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Município de Mação

Ao que sobre a prova diz respeito, a 2ª Etapa do Campeonato Portugal Trial 4×4 de Mação, este ano irá ter tal como o ano passado além da vertente Desportiva, a vertentes Social e Ambiental.

Edição de 2024 com várias novidades principalmente na Vertente Desportiva

Começando pela Vertente Desportiva, que é aqui que existem grandes novidades para este ano:

O dia 13 de abril é destinado para as verificações técnicas e administrativas.

O dia 14 de abril é para a competição.

Este ano a 1ª Especial vai ter a duração de 3 horas de Especial

O ano passado as equipas realizavam apenas uma volta ao percurso e um de cada vez, este ano vão percorrer o percurso durante 3 horas, e podem dar as voltas que bem entenderem.

Mação
Foto: Município de Mação

Estratégia

Cada equipa poderá definir a sua estratégia, até porque em algumas zonas do percurso, os obstáculos vão estar todos livres.

As equipas podem escolher as trajetórias que entenderem, ou seja a trajetória mais fácil poderá ser mais longa, dai levar a que algumas equipas arrisquem a passar nas zonas mais difíceis dos obstáculos, para conseguirem fazer a volta mais rápida.

Pontos

Vão ser atribuídos 5 pontos para a volta mais rápida, 4 pontos para a quarta volta mais rápida, e assim sucessivamente até ao 1 ponto para o quinto mais rápido.

Como todos os pontos são importantes no final do campeonato, esta nova Especial vai prometer muito espetáculo e as manhãs do Campeonato vão ser a grande novidade este ano.

A 2ª Especial terá mais 3 horas de competição, mas desta vez a pontuação será distribuída pelas equipas que derem o maior número de voltas ao percurso definido, tal como o ano passado.

Mação
Foto: Município de Mação

Percurso caracteriza-se pela sua dureza, e pelos seus resistentes obstáculos

A pista de Mação caracteriza-se pela sua dureza, e pelos seus resistentes obstáculos, alguns dos quais com recurso a guincho desde o início ao fim da prova.

Além das alterações e adaptações do circuito, o MAC TT este ano teve uma vez mais também em atenção a segurança da prova e do público.

Aumentando as zonas de restauração cobertas, e também os locais para o público assistir à prova em segurança.

Com a inclusão da Especial Classificativa da parte da Manhã, prevê a organização a chegada de mais público durante a manhã, por isso reforçaram as zonas de restauração no recinto e criamos um terceiro restaurante.

Mação
Foto: Município de Mação

Vertente social

A organização renovou o protocolo de colaboração com o CRIA (Centro de Recuperação e Inserção de Abrantes), Unidade de Mação.

Uma forma a envolver os utentes desta instituição, na organização da prova e, dessa forma, tornar a prova acessível a todos, organizando várias iniciativas;

Co-driver no dia 13 de abril, onde os utentes vão ter a oportunidade de efetuar uma viagem no interior das viaturas de competição no percurso entre as verificações técnicas, (local da prova), até ao parque fechado no centro da Vila;

Entrada livre e gratuita para todas as pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência;

Criação de um local reservado para as pessoas com mobilidade reduzida;

Oferta de uma t-shirt do oficial do evento a cada utente;

Foto: Município de Mação

Vertente ambiental

O MAC TT renovou este ano também o acordo de colaboração com a VALNOR valorização e tratamentos de resíduos sólidos, e dessa forma vamos conseguir tornar a 2ª Etapa do Campeonato Portugal Trial 4×4 um ECOEVENTO.

Na apresentação da prova deste ano Sandra Pedrogam, da Valnor, referiu que na prova de 2023 foram reciclados 180 kg de papel e cartão, 230 kg de plástico e metal e 220 kg de vidro.

A VALNOR vai disponibilizar várias ilhas e contentores de recolha seletiva, para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes, para dessa forma poderem efetuar uma correta reciclagem de lixo produzido em todo o evento.

Utilização de copos de plástico reutilizáveis.

Por fim, o agradecimentos a todos os que os acompanham, tanto aos restantes elementos da direção do clube, como aos voluntários que os ajudam.

Para que no próximo dia 14 de abril, os cerca de 200 voluntários se esforcem para transformar esta prova em mais um grande sucesso e uma referência na zona centro.

Parceiros

Deixe um comentário