MARISA VENCE EM TORRES, MÁRIO MELHOR LUSO

Marisa Vieira vencedora feminina da prova de 42 km - Foto: Xistarca

No dia 23 de março teve lugar o “Trail Linhas de Torres”, um evento desportivo que celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres, edificado durante as invasões francesas e considerado o maior sistema militar de campanha da Europa.

Mário Fonseca e Marisa Vieira foram os melhores lusos em competição

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Área de Comunicação e Marca da Câmara Municipal de Torres Vedras

torres
Foto: Xistarca

Evento celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres

Do “Trail Linhas de Torres” fizeram parte:

6km de Caminhada Solidária, que teve início na Tapada Militar de Mafra;

10km de Trail, em Torres Vedras;

e o 42km Trail Maratona, que partiu do Convento de Mafra e terminou na Expotorres em Torres Vedras, num total de cerca 250 atletas.

Pódio geral 42 km – Foto: Xistarca

Os destaques do pódio vão para Mitrica Leonard da Roménia, que conquistou a primeira posição com um tempo de 3h.06’.07”.

Seguiu-se em segundo lugar Damian Bogdan também da Roménia que cumpriu o percurso em 3h.12’.18”.

O atleta francês Detienne Theoha ocupou a terceira posição ao cortar a linha da meta com um tempo de 3h.17’.42”.

Torres
Mário Fonseca – Foto: Exército Portugal

“…só posso estar satisfeito com o resultado alcançado” Mário Fonseca

Mário Fonseca do Exército foi o primeiro português com um tempo de 3h.35’.18” ocupando a 7ª posição da classificação geral.

Honestamente estava à espera de fazer melhor tempo na prova, esperava ter melhores sensações mas nunca cheguei a encontrar o ritmo certo.” referiu Mário Fonseca

Mas no fim só posso estar satisfeito com o resultado alcançado.

Um 7.° lugar na representação da Seleção, num campeonato internacional com esta valia de atletas, sendo o melhor português e por consequência ganhando o Campeonato nacional militar de trail.

Fiquei bastante satisfeito.

Pódio geral 42 km – Foto: Xistarca

“…ser convocada é o reconhecimento do meu trabalho…” Marisa Vieira que venceu a prova feminina

Marisa Vieira da GNR foi a primeira atleta lusa com um tempo de 4h.01’.05” conquistando o 1º lugar feminino e o 17º lugar da geral.

A portuguesa Vera Bernardo também da GNR foi segunda com 4h.03’.18” e a francesa Bouquet Marina com 4h.14’.15”completou o pódio da geral feminina.

Como atleta e militar, é sempre com grande satisfação e orgulho que represento a minha Instituição GNR.

Simultaneamente, ser convocada para fazer parte da Seleção Nacional da Comissão de Educação Física e Desporto Militar, é o reconhecimento do meu trabalho enquanto atleta, que é alcançado no horário pós laboral.

Fiquei bastante feliz com o resultado alcançado, quer nacional, quer internacional.

Embora o número reduzido de atletas militares estrangeiras, é sempre gratificante estar no lugar mais alto do pódio e ouvir o hino nacional.

Relativamente à prova, embora tenha melhorado a nível de marcações em relação às anteriores edições, comparado com o nosso panorama nacional, tem muito a melhorar.

O ambiente militar entre o ambiente “civil” que se vive, é de uma enorme camaradagem.

Foto: Xistarca

Evento com carácter social

Como é habitual, o evento tem também um carácter social, beneficiando a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

Fundada em 1974, a ADFA dedica-se a assegurar os direitos dos deficientes militares, promovendo a sua inclusão e bem-estar.

O evento desportivo também incluiu duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship.

Nesta competição desportiva internacional coloca frente a frente as Seleções Nacionais Militares dos Países membros do CISM (Conseil International du Sport Militaire), do qual Portugal é membro desde 1956.

Foto: Xistarca

Trail Escolar inserido nesta edição do “Trail Linhas de Torres”

Esta edição do “Trail Linhas de Torres” contou pela primeira vez com a participação do Desporto Escolar no Trail Escolar de 2km e de 4km, realizado no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no mesmo dia em que se comemorou o Dia da Defesa Nacional.

Este evento é uma coorganização da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional, a que se juntou a Rota Histórica das Linhas de Torres e conta com o apoio da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Parceiros

Deixe um comentário