MAX ROD O MELHOR PORTUGUÊS EM ESPADA NO EUROPEU

Max Rod em competição - Foto: FIE - Federação Internacional de Esgrima

No Campeonato da Europa de Seniores 2022, a decorrer na cidade de Antalya, na Turquia, estiveram em competição na espada individual Filipe Frazão, Miguel Frazão, Max Rod e Tiago Bolaños, com destaque para Max Rod a obter a melhor classificação portuguesa.

Filipe Frazão, Miguel Frazão, Max Rod e Tiago Bolaños amanhã entrarão de novo em competição em espada, mas em equipa.

Refira-se que Marta Caride continua a ser a representante portuguesa que melhor resultado alcançou nestes Europeus, conquistando o 37º lugar.

Leia também

FABIANA, MARIA E LUÍS ENTRAM EM COMPETIÇÃO NA TURQUIA

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt com a cooperação da Federação Portuguesa de Esgrima
Fotos: Cedidas pelos atletas

Max Rod classificou-se na Turquia, no 61º lugar do Europeu

O espadista português Max Rod classificou-se na Turquia, no 61º lugar do Campeonato da Europa de Antalya, competição pontuável para o ranking mundial de Espada Masculina Seniores.

Após conquistar três vitórias na fase de poules, o português avançou para o quadro de eliminação directa, mais precisamente para o quadro de 128.

Nesta fase da competição, Max Rod viria a eliminar o belga Nicolas Poncin, por 15/8.

Contudo, já no quadro de 64, o português viria a ser eliminado pelo suíço Alexis Bayard, por 15/6, concluindo assim a sua participação no 61º lugar entre 102 atiradores.

OPraticante.pt conversou com Max Rod que começou por referir-nos sobre estes Europeus que “A minha participação significa voltar ás grandes competições após dois anos de paragem por COVID. Mesmo nao sendo a primeira vez que jogo um evento deste tipo, nao deixa de ser especial.

Devido a vários contratempos físicos nao chego na melhor das formas. O objetivo é dar o meu melhor e divertir-me.

Nao acredito em fixar um resultado concreto como objetivo, quero sair da competição sentindo que joguei bem e dei o meu melhor.”

Max Rod
Max Rod

“Acho que é um projeto entusiasmante”

Após a sua participação declarou “Hoje correu bastante bem tendo em conta as dificuldades na preparação, consegui alcançar o Quadro de 64, tendo perdido com o suiço Bayard, que neste momento está na meia final

Sobre a prova de equipas para amanhã, o espadista declarou-nos “Na quarta feira jogamos por equipas.

Acho que é um projeto entusiasmante, com uma equipa nova que junta um “velhote” (eu, 28 anos 😜) a três jovens que estão a dar os primeiros passos nos séniores.

Temos um longo caminho pela frente para poder consolidar-nos como uma equipa de élite mundial.

Mas vamos usar a experiência que ganhamos nesta prova para aprender e criar as nossas dinâmicas de equipa.

Em termos de objetivo, como já disse, acho que não vale a pena falar. O objetivo é conhecer-nos bem como equipa, divertir-nos e jogar os máximos assaltos possíveis

Tiago Bolaños, Filipe Frazão, Fabiana Bonito e Miguel Frazão

A prestação dos outros três portugueses em competição

A competir também em Antalya estiveram ainda Filipe Frazão (67º), Miguel Frazão (85º) e Tiago Bolaños (91º).

Filipe Frazão conquistou três vitórias na fase de poules e foi eliminado pelo finlandês Niko Vuorinen, por 15/9 no quadro de 128.

Miguel Frazão e Tiago Bolaños não se qualificaram para o quadro de eliminação direta, após obterem uma vitória, respectivamente na fase de poules.

Parceiros

Deixe um comentário