MEIA MARATONA DE FAMALICÃO VOLTA À ESTRADA
A 9ª edição da Meia Maratona de Famalicão foi apresentada nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão.
Fonte: Runporto
14 nacionalidades disputam a Meia Maratona de Famalicão
A Meia Maratona de Famalicão tem sido um ponto de reunião de muitos talentos do mundo do atletismo, tendo assim um quadro de honra de vencedores.
Rui Pinto foi o grande primeiro vencedor, completando os 21 km em 2014 com o tempo 01:05:15, recorde da prova até hoje.
No setor feminino, foi a etíope Marta Tigabea Mekonen que cortou a linha de meta em primeiro lugar com o tempo 01:13:34, sendo também este o recorde da prova.
A conferência de imprensa começou com a intervenção de Tiago Teixeira, que apresentou as novidades deste ano, sendo que destacou o crescimento geográfico dos atletas inscritos, contando este ano com 14 nacionalidades a disputar a prova – Portugal, Espanha, França, Ucrânia, Reino Unido, Países Baixos, Itália, Irlanda, Hungria, Bélgica, Rússia, Brasil, Colômbia e Canadá.
O percurso irá manter-se como o do ano passado e as provas passarão pelo centro histórico da cidade, mas também pela periferia, numa mistura de ambiente urbano e rural, sendo desta forma muito interessante para os participantes.
Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, iniciou o seu discurso, saudando a presença das atletas Rosa Oliveira e Dulce Félix.
Contudo, o grande destaque foi para a presença de Vanessa Carvalho, este ano madrinha da prova, homenageando-a juntamente com Pedro Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Famalicão, pelo primeiro prémio da última edição da Maratona do Porto.
O diretor da Runporto garantiu que toda a organização dará o seu melhor no próximo domingo para que a “9ª edição da Meia Maratona de Famalicão seja ainda melhor” Jorge Teixeira terminou o seu discurso com um voto de esperança em “novos recordes e marcas”.
Vanessa Carvalho será a madrinha da prova
A atleta natural de Famalicão e vencedora da última edição da maratona do Porto será a madrinha da prova da nona edição da Meia Maratona de Famalicão.
A atleta Vanessa Carvalho, após ter agradecido a homenagem feita, relembrou que “a Maratona foi um grande marco na minha carreira e afirmou que o apoio dos famalicenses foi essencial para as suas conquistas, daí ser madrinha da prova desta edição ser uma honra e uma forma de retribuir o carinho das pessoas”.
“É com um sentimento de tristeza que não vou participar nesta prova, mas domingo estarei presente com imenso gosto.”
Para o Vereador do Desporto do concelho, este é um evento consolidado fruto da qualidade na organização e destacou o “profissionalismo da Runporto”.
Continuar a promover o desporto no concelho é a missão da autarquia e, para o seu vereador, esta é uma prova de atletismo com elevado número de praticantes. E a aposta novamente na prova dos 10 km foi fulcral para a inserção de mais participantes no evento.
“O território valoriza esta modalidade desportiva e tem como objetivo chegar a mais atletas e as suas motivações”
A Meia Maratona de Famalicão é já uma referência na região norte do país e pretende ser também um evento que turismo para o concelho, dinamizando a economia local, nomeadamente a restauração, o alojamento e usufruir da sua oferta cultural.
A edição deste ano vai para a estrada já no próximo domingo, dia 15 de outubro e tem partida marcada para as 9h30 na Av. Brasil e chegada no Parque de Estacionamento junto ao Citeve.